quarta-feira, 26 de junho de 2013

Segundo dia na Holanda


Acordamos sem chuva, mas a nossa barraca estava molhada por causa da chuva da noite  anterior e também passamos muito frio. A Prof. Cristiane ficou acordada desde as 4h da manhã quando o sol começa a sair e clareia tudo aqui na Holanda. A organizadora dos alojamentos chamada Bernardete conversou com a Prof. Cristiane e disse que várias pessoas reclamaram das barracas e dos sacos de dormir e que na noite seguinte iria “dar um jeito” e melhorar. Fomos tomar o café da manhã que é oferecido no próprio evento e estava muito bom. Conhecemos algumas coisas bem diferentes do café da manhã do Brasil. Aqui eles fazem café preto bem fraquinho e depois misturam um leite concentrado para fazer café com leite. Estavam fazendo panquecas na hora e podíamos misturar com creme de avelã que ficava uma delícia. Os pães aqui também possuem sementes por cima como semente de girassol e outras mais. Depois do café a Débora (prima do Vinícius) conversou com o grupo e contou como foi a vida dela desde o tempo da escola. Ela disse que sempre estudou muito e foi pedindo bolsas para poder estudar nos melhores lugares. Ela estudou na Escola Liberato em Novo Hamburgo, na Ufrgs fazendo engenharia, na USP e agora ela estuda na Universidade de Freiberg na Alemanha através do Programa Ciência sem Fronteiras.
Debora prima do Vinícius contando suas experiências
 
Depois de conversar conosco ela teve que ir embora, pois precisava pegar o trem e voltar para Alemanha. O pessoal adorou o relato e antes de partir deu tempo para tirar algumas fotografias. Na hora do almoço almoçamos por aqui mesmo no evento que ofereceu um almoço bem gostoso com massa, carnes e frutas. Depois do almoço fomos passear no centro de Eindhoven. Pegamos um ônibus que pára bem aqui na frente do Centro de Eventos e descemos na Estação Central de Eindhoven.
Saindo do ônibus em Eindhoven
Dali caminhamos em direção ao comércio da cidade. Os alunos encontraram muitas coisas diferentes, e foram logo treinando o inglês e tentando se comunicar com as pessoas locais. Aqui na Holanda todo mundo fala um pouco de inglês. Conversamos com o motorista do ônibus em inglês, os vendedores, os policiais, enfim, todas as pessoas procuram ajudar de maneira muito educada. Caminhando pelas ruas de Eindhoven nos chamou a atenção as construções, as fachadas, a limpeza das ruas, os diques e a educação e respeito das pessoas ao conversar com os estrangeiros.
Passeio pela cidade de Eindhoven
Na tardinha voltamos para o Centro de Eventos, mas antes disso jantamos no Burguer King. No Centro de eventos encontramos a Bernadete que nos disse que ia transferir nosso grupo para uma sala fechada aqui mesmo no evento. Além disso, ela trocou as macas em que estávamos dormindo por camas com colchões novinhos. O saco de dormir também foi substituído por um saco de dormir bem mais grosso com cobertores beeeeeeem quentes. “Agora sim!” Um dos alunos exclamou: - “Parece que chegamos no evento agora!” Ficamos muito felizes com o novo alojamento. Tomamos banho e nos deitamos nas nossas camas bem quentinhas e dormimos bem toda a noite.
Nosso novo alojamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário