Currículo



Eventos agendados/2017


Agosto/2017 - participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) Etapa Regional RS - Prova Prática na UNISINOS.
Setembro/2017 - participação no Festival Marista de Robótica. (vaga conquistada à partir da premiação da CRJC.
Outubro/2017 - participação na Feira de Ciências - Espaço Jovem Cientista MCT/PUCRS.
Novembro/2017 - prestação de contas das bolsas recebidas pela MNR em 2017 em Curitiba PR.
Novembro/2017 - participação na Competição Brasileira de Robótica (CBR) na modalidade OnStage – Ensino Fundamental (anteriormente denominada Dança de Robôs) em Curitiba PR. Apresentação: Vem Dançar com a gente – Palavra Cantada.
Dezembro/2017 - participação no evento FLL HydroDynamics.


Currículo da Equipe de Robótica Lobóticos


2017
Janeiro-Dezembro/2017– Orientação do Grupo que desenvolveu o Trabalho “Contação de Histórias e Robótica Educacional: possibilidades no meio escolar”. (três bolsistas MNR)
Março-Dezembro/2017– Continuação do trabalho com a Equipe de Robótica Lobóticos. Construção e programação com os kits Lego Mindstorms com controlador NXT, Lego Mindstorms com controlador EV3 e kit UNO. Aprofundamento dos estudos de construção, programação e conceitos técnicos.
Marco-Dezembro/2017– Continuação do trabalho de robótica educacional na EMEF Heitor Villa Lobos destinado a alunos do 6º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental como oficina opcional com kits Lego Mindstorms 9793 e controlador RCX.
Marco-Dezembro/2017– Continuação do trabalho de robótica educacional na EMEF Heitor Villa Lobos destinado a alunos do Turno Integral (5º. ano do Ensino Fundamental) com kits Lego Educaction – Máquinas Simples e Motorizadas.
Maio/2017 – participação no 2º. Competição de Robótica Júlio de Castilhos (CRJC). A Equipe conquistou o 1º. Lugar na Competição e Prêmio de Melhor Pesquisa e Prêmio de Melhor Robô.
Junho/2017 - participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Prova Teórica.
Julho/2017 - participação na Festa Junina da EMEF Heitor Villa Lobos com a Pescaria Automatizada.
2016
Janeiro-Dezembro/2016– Orientação do Grupo que desenvolveu o Trabalho “Contando e Encantando com a Robótica Educacional”. (dois bolsistas MNR)
Março-Dezembro/2016– Continuação do trabalho com a Equipe de Robótica Lobóticos. Construção e programação com os kits Lego Mindstorms com controlador NXT, Lego Mindstorms com controlador EV3 e kit UNO. Aprofundamento dos estudos de construção, programação e conceitos técnicos.
Marco-Dezembro/2016– Continuação do trabalho de robótica educacional na EMEF Heitor Villa Lobos destinado a alunos do 6º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental como oficina opcional com kits Lego Mindstorms 9793 e controlador RCX.
Marco-Dezembro/2016– Continuação do trabalho de robótica educacional na EMEF Heitor Villa Lobos destinado a alunos do Turno Integral (5º. ano do Ensino Fundamental) com kits Lego Education – Máquinas Simples e Motorizadas.
Junho/2016 - participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Prova Teórica.
Julho/2016 - participação na Festa Junina da EMEF Heitor Villa Lobos com a Pescaria Automatizada e Coelhinho sai da Toca.
Agosto/2016 - participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) Etapa Regional RS - Prova Prática na UNISINOS.
Setembro/2016- Participação na Feira de Ciências do Colégio Militar de Porto Alegre à convite dessa escola.
Outubro/2016 – Participação na Mostra Nacional de Robótica (MNR) para a prestação de contas das Bolsas CNPq Junior e sobre a Pesquisa: Contando e Encantando com a Robótica Educacional


2015
Março-Abril e Outubro-Dezembro/2015 (Licença Gestante da Professora) – Continuação do trabalho com a Equipe de Robótica Lobóticos. Construção e programação com os kits Lego Mindstorms com controlador NXT, Lego Mindstorms com controlador EV3. Aprofundamento dos estudos de construção, programação e conceitos técnicos.
Março-Abril e Outubro-Dezembro/2015 (Licença Gestante da Professora) – Continuação do trabalho de robótica educacional na EMEF Heitor Villa Lobos destinado a alunos do 6º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental como oficina opcional com kits Lego Mindstorms 9793 e controlador RCX.
Junho/2015 – A Equipe recebeu 1 kit Uno da Prefeitura de Porto Alegre.
Agosto/2015 - participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) Etapa Regional RS - Prova Prática na UNISINOS. (A Prof. Rosane Muller conduziu os alunos no evento)
Outubro/2015 – participação no Torneio de Robótica First Lego League (FLL) Trash Trek. A Equipe classificou-se entre as 10 melhores e ficou na Lista de Espera para a Etapa Brasileira da Competição.


2014
Junho/2014 - participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Prova Teórica.
Julho/2014 – participação na Etapa Mundial RoboCup/Brasil em João Pessoa PE na modalidade Dance-A. A Equipe recebeu o prêmio de Performance Award (individual) e Technical Champion Superteam (grupo junto com China e Portugal)
Julho/2014 - participação na Festa Junina da EMEF Heitor Villa Lobos com a Pescaria Automatizada com NXT.
Agosto/2014 - participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) Etapa Regional RS - Prova Prática na UNISINOS.
Novembro/2014 – A Equipe recebeu homenagem e certificação do Prefeito de Porto Alegre José Fortunati pela participação na Etapa Mundial RoboCup.
Outubro/2014 – participação na Mostra Científica do IFRS – Campus Restinga, Modalidade Competição de Robôs - ROBOTEC.
Outubro/2014 – participação no Torneio de Robótica First Lego League (FLL) World Class.
2013
Janeiro/2013 - Participação na Etapa Brasileira da First Lego League (FLL) Senior Solutions em Brasília – DF. A Equipe Recebeu indicação para o prêmio de Gracious Professionalism™  de Solução Inovadora.
Janeiro/2013 - Os alunos que participariam do Mundial RoboCup receberam aulas de inglês com Prof. Juliana durante o mês de janeiro.
Janeiro-Dezembro/2013– Orientação do Grupo que desenvolveu o Trabalho “Galpão de Reciclagem com painéis Solares para produção de Energia Solar” . (dois bolsistas MNR)
Março-Novembro/2013–Os alunos que participariam do Mundial RoboCup receberam bolsa para participar das aulas de inglês no Cultural.
Março-Dezembro/2013– Continuação do trabalho com o kit Lego Mindstorms com NXT e programação com a Equipe de Robótica: aprofundamento dos estudos de construção, programação e conceitos técnicos.
Marco- Dezembro/2013– Continuação do trabalho de robótica educacional com na EMEF Heitor Villa Lobos destinado a alunos do 6º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental como oficina opcional com kits Lego Mindstorms 9793 e aulas de Robótica Educacional para alunos do 3º. ao 5º. ano do Ensino Fundamental através do programa Mais Educação do Governo Federal.
Junho /2013 - Participação na ROBOCUP – Campeonato Mundial de Robótica Educacional em Eindhoven – Holanda. A Equipe Conquistou o 13º. Lugar no Ranking Mundial na categoria RoboCup Junior Rescue-A. Na categoria RoboCup Junior Dance-A a Equipe classificou-se entre as 10 melhores equipes do mundo conquistando o Prêmio de Campeã Mundial na Categoria Técnica no SuperTeam.
Julho /2013 - Participação na Festa Junina da Escola com a Pescaria automatizada.
Agosto/2013: Participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR): Prova Teórica com a participação de 100 alunos realizando a prova escrita.
Agosto/2013 – Participação na etapa Regional da OBR/2013 Prova Prática com 5 Equipes na UNISINOS. Cada equipe foi acompanhada de 1 monitor da Equipe Lobóticos para troca de experiências.
Setembro/2013 – A Equipe prestou entrevista para a BAND: https://www.youtube.com/watch?v=n0F3IEjiX2w
Outubro/2013 – Participação na Mostra Científica do instituto Federal do Rio Grande do Sul conquistando o 3o. lugar na categoria com a pesquisa “Dispositivo de ampliação para deficientes visuais”.
Outubro/2013 – Participação na Mostra Nacional de Robótica (MNR) para a prestação de contas das Bolsas CNPq Junior e sobre a Pesquisa “Galpão de Reciclagem com painéis Solares para produção de Energia Solar”.  
Outubro/2013 – Participação na Etapa Brasileira da OBR – Resgate de Robôs. A Equipe foi Vice-campeã Brasileira.  
Outubro/2013 – Participação na Etapa Brasileira da CBR – Dança de Robôs. A Equipe foi Vice-campeã Brasileira com a apresentação “Os Gatos”.
Parceria com Rafaela Remião
Prêmio Banco do Brasil
TVCom

2012
Janeiro/2012- Participação no Fórum Social Temático (FST) em Porto Alegre com Mostra de Protótipos de Robótica Educacional e o Robô que foi Vice-campeão na Olimpíada Brasileira de Robótica em 2011.
Site do Evento: http://www.fstematico2012.org.br
Fevereiro/2012- Participação no Desafio First Lego League (FLL) Food Factor  – Etapa Brasileira no Colégio Dante Alighieri em São Paulo/SP.
Site do Evento: http://www.legozoom.com
Fevereiro/2012- Participação da Equipe de Robótica no curso de formação em informática oferecido pela PROCEMPA.
Março/2012– Continuação do trabalho com o kit Lego Mindstorms com NXT e programação com a Equipe de Robótica: aprofundamento dos estudos de construção, programação e conceitos técnicos.
Abril/2011– Continuação do trabalho de robótica educacional com na EMEF Heitor Villa Lobos destinado a alunos do 6º. ao 9º. ano como oficina opcional no contraturno de aula com kits Lego Mindstorms 9793 com RCX inserida no Projeto Cidade Escola da SMED Porto Alegre.
Junho/2012: Participação na Etapa Mundial da Robocup Jr. na Cidade do México – México.
Junho/2012: Participação na Prova Teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
Julho/2012: Participação na Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR): Prova Prática na UNISINOS/RS. A Equipe foi Campeã da Etapa Regional - RS da OBR / 2012.
Setembro/2012: Participação na Mostra Nacional de Robótica (MNR) em Fortaleza/CE. A Equipe recebeu 2 Bolsas Cnpq - Junior para a pesquisa "Carro Movido à Energia Solar Como Alternativa ao uso de Carroças em Porto Alegre"
Outubro/2012: Participação no Salão UFRGS Jovem com a pesquisa: Estufa Agrícola Automatizada para a Produção de Alimentos Orgânicos. Prêmio Destaque Do Salão Ufrgs Jovem.
Outubro/2012: Participação na Feira de Ciência e Tecnologia do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS com a pesquisa: Estufa Agrícola Automatizada para a Produção de Alimentos Orgânicos. Prêmio Destaque da Feira de Inovação e Tecnologia do MCT - PUCRS
Outubro/2012: Participação na Etapa Brasileira da OBR em Fortaleza / CE. Campeão Brasileiro – Nível 1 – Resgate De Robôs.
Outubro/2012: Participação no Latin American Robotics Competition em Fortaleza / CE. Campeão Brasileiro – Nível 1 – Dança De Robôs.
Outubro/2012: Participação no Desafio Marista de Robótica.

Dezembro/2012: Participação na Etapa Regional do FLL. Prêmio de melhor Projeto de Robô. Equipe classificada para a Etapa Brasileira em março/2013.

2011
Março/2011– Continuação do trabalho com o kit Lego Mindstorms com NXT e programação com a equipe de robótica. Ênfase e aprofundamento nos estudos de programação com NXT.
Março/2011– Início dos estudos das provas teóricas de anos anteriores da OBR. Os alunos respondem a uma prova em dupla, em seguida a prova é corrigida e debatida questão por questão a cada aula de robótica.
Abril/2011– Continuação do trabalho de robótica educacional com carga horária específica (agora com 20h) na EMEF Heitor Villa Lobos destinado a alunos de B30 e C30 como oficina opcional no contraturno de aula com kits Lego Mindstorms 9793 com RCX inserida no Projeto Cidade Escola da SMED Porto Alegre.
Abril/2011– Entrega de medalhas para os alunos com melhor desempenho na Prova Prática e na Prova Teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica de 2010.
Abril/2011– Início da preparação para a Prova Prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O desafio consiste na construção de um “Robô Resgate”.
  • Julho/2011- Participação na Prova Prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) na UNISINOS em São Leopoldo/RS. As equipe de robótica LOBÓTICOS RC e LOBÓTICOS NX conquistaram o primeiro e o terceiro lugares respectivamente e se classificou para a etapa nacional em MG.
Agosto/2011- Participação na Prova Teórica da OBR.
  • Setembro/2011- Participação na etapa nacional da OBR em São João Del Rei/MG. A equipe foi vice-campeã brasileira conquistando uma vaga para o Mundial no México em junho/2012.
  • Outubro/2011- Participação no Salão Ufrgs Jovem 2011. A equipe recebeu uma Menção Honrosa pelo trabalho: Dispositivo de ampliação de imagens construído com sucata para ajudar deficientes visuais na leitura e visualização de materiais impressos. 
  • Outubro/2011- Participação no Desafio Marista de Robótica Educacional em Porto Alegre/RS. A equipe recebeu Prêmio de Equipe Destaque da Competição.
  • Outubro/2011- Participação no Desafio First Lego League (FLL) Body Forward – Etapa Regional na FENAC em Novo Hamburgo/RS. A equipe foi campeã da Etapa Regional do FLL Body Forward e classificou-se para a etapa brasileira em Fevereiro/2012.
Dezembro/2011– Mostra de trabalhos no pátio da escola para a comunidade escolar.
Dezembro/2011– Entrega de medalhas para os alunos com melhor desempenho na Prova Prática e na Prova Teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica de 2011. Entrega do Convite Oficial para participação na Etapa Mundial da Robocup / Cidade do México.
Dezembro/2011– Oficinas de Robótica Educacional para alunos da Educação de Jovens e Adultos (noturno).

2010
Março/2010– Continuação do trabalho de Robótica Educacional com carga horária específica (10h) na EMEF Heitor Villa Lobos destinado a alunos de B30 e C30 como oficina opcional no contraturno de aula com kits Lego Mindstorms 9793 com RCX .
Março/2010– Início do trabalho com o kit Lego Mindstorms com NXT com a equipe de robótica adquirido com recursos próprios pela Prof. Cristiane Cabral.
Março/2010– Mostra de protótipos de robótica educacional no 4º. POA Wireless – Hotel DeVille, Porto Alegre/RS.
Agosto/2010– Feira de Ciências da EMEF Heitor Villa Lobos com mostra de protótipos de Robótica Educacional. Pela primeira vez foi especificada uma categoria para os trabalhos de robótica educacional. Foram premiados três trabalhos: Robô-tigre; Futebol de Robôs e Demonstração do FLL/2009 Conexões Climáticas.
Agosto/2010- Os alunos que participavam das aulas de Robótica Educacional foram convidados a participar da Prova Teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica nível III e IV.
Agosto/2010- Início dos treinos para o campeonato FLL Smart Move com a temática dos transportes.
  • Setembro/2010- Primeira participação na Prova Prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em São Leopoldo/RS com o desafio “Robô resgate”. As equipes conquistaram o 14º. e o 20º. Lugares.
Setembro/2010- Apresentação de Pesquisa Científica no XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS com a investigação “Robô Coletor movido a energia solar como alternativa ao uso de carroças em Porto Alegre”.
  • Outubro/2010- Participação na Etapa Regional/RS do evento FLL – Smart Move na FEEVALE em Novo Hamburgo/RS. A equipe LOBÓTICOS foi campeã da Regional/RS.
Outubro/2010- Mostra de protótipos de robótica educacional para alunos das escolas vizinhas da nossa comunidade.
  • Dezembro/2010- Participação da Etapa Brasileira do evento FLL – Smart Move em Indaiatuba/SP. A equipe LOBÓTICOS recebeu Prêmio dos Jurados.
Dezembro/2011- A prof. Cristiane Cabral conclui a investigação intitulada “Robótica Educacional e Resolução de Problemas: uma abordagem microgenética da construção do conhecimento”  na FACED/UFRGS sob orientação da Prof. Dra. Rosane Aragon Nevado.

2009
Março/2009 – A pesquisa em nível de mestrado da Prof. Cristiane Cabral volta-se para o estudo da resolução de problemas em Robótica Educacional apoiada nas leituras de Jean Piaget.
Março/2009 – Início do trabalho de Robótica Educacional com carga horária específica (10h) na EMEF Heitor Villa Lobos destinado a alunos de B30 e C10 como oficina opcional no contraturno de aula com kits Lego Mindstorms 9793 com RCX .
Abril/2009 – Articulação do trabalho de robótica educacional com outros professores da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. Formação de um grupo sistemático de reuniões chamado “Robotroca”.
  • Maio/2009– Campeonato RoboBol com escolas municipais de Porto Alegre (futebol de robôs) no Parque Farroupilha em comemoração ao Dia da Copa. A equipe conquistou o 3º. Lugar.
Junho/2009– Mostra de protótipos de robótica educacional no 3º. POA Wireless – Hotel DeVille, Porto Alegre/RS.
Agosto/2009– Participação no WCCE em Bento Gonçalves/RS com mostra de protótipos de Robótica Educacional.
Agosto/2009– Preparação para participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), mas não foi possível devido a gripe H1N1 que suspendeu as aulas nas escolas de municipais de Porto Alegre na época do evento. O desafio consistia na construção de um robô para lutar Sumô.
Setembro/2009– Participação com mostra de protótipos de robótica educacional no XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS.
Outubro/2009– Participação na semana nacional de ciência e tecnologia com mostra de protótipos de robótica educacional.
Outubro/2009– Participação na 24º. MOSTRATEC em Novo Hamburgo/RS com mostra de protótipos de robótica educacional.
  • Novembro/2009– Participação no FLL – Conexões Climáticas com a temática do Aquecimento Global. A equipe conquistou o 10º. Lugar.
Novembro/2009– Participação no Evento Governança Democrática em Cidades/ PUCRS com mostra de protótipos de Robótica Educacional.
  • Dezembro/2009– Campeonato de Futebol de robôs na EMEF Afonso Guerreiro Lima. A equipe conquistou o 3º. Lugar.
Dezembro/2009– A pesquisa em nível de mestrado da Prof. Cristiane Cabral desdobra o estudo da resolução de problemas em Robótica Educacional sob o olhar das microgêneses cognitivas de Bärbel Inhelder, aluna de Jean Piaget.
Dezembro/2009– Mostra de trabalhos no pátio da escola para a comunidade escolar.


2008
Março/2008 – A Prof. Cristiane Cabral inicia uma pesquisa em nível de mestrado na FACED/UFRGS com o objetivo de investigar o processo de aprendizagem do sujeito em robótica educacional.
Março/2008 – Visita ao Laboratório de Energia Solar da UFRGS com o objetivo de aprofundar a pesquisa sobre energias renováveis para o FLL.
  • Abril/2008 – II Etapa do Campeonato FLL – Desafio Energético na ULBRA / Canoas. A equipe conquistou o 9º. Lugar.
Junho/2008 – Formação para o trabalho com robótica educacional e programação avançada promovida pela EDACOM com kits Lego Mindstorms 9793 com RCX.
Julho/2008 – Formação para o trabalho com o Kit Lego Mindstorms com NXT promovida no CINTED/UFRGS.
  • Agosto/2008 – Feira de Ciências da EMEF Heitor Villa Lobos. A equipe conquistou o 1º. Lugar com o trabalho “Moto com controle remoto”.
Setembro/2008 – Mostra de protótipos de robótica educacional no evento Conversações Internacionais SMED no Cais do Porto em Porto Alegre/RS.
  • Outubro/2008 – Campeonato Robociclagem na UFRGS com a temática da reciclagem de resíduos sólidos. A equipe conquistou o 5º. Lugar
Novembro/2008 – Defesa do Projeto de Robótica Educacional (10h aula) para o trabalho com robótica na EMEF Heitor Villa Lobos e votação por pares.

2007
Junho/2007 – Formação opcional para os professores da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre para o trabalho com Robótica Educacional e kits Lego Mindstorms 9793 com RCX promovida pela EDACOM.
Agosto/2007 – Início das aulas com robótica educacional em algumas salas de aula da EMEF Heitor Villa Lobos com kits Lego Mindstorms 9793 com RCX.
Outubro/2007 – Construção de uma Equipe de Robótica Educacional na escola. Início dos treinos para o campeonato First Lego League (FLL) – Desafio Energético com a temática das “Energias Renováveis”. O grupo construiu um robô e preparou uma pesquisa sobre o assunto.
  • Novembro/2007 – Campeonato FLL – Desafio Energético no Ginásio Tesourinha em Porto Alegre. A equipe conquistou o 8º. Lugar.

Dezembro/2007 – Apresentação das missões executadas no Campeonato FLL/2007 para a comunidade escolar.