Nosso Diário

No dia 12/09 nós começamos a tarde com uma conversa com a nossa professora Cristiane. Essas conversas quase sempre acontecem. Conversamos sobre como vai ser a Etapa Brasileira da OBR em Fortaleza e discutimos sobre a construção e programação dos robôs gatos para a nova apresentação da dança de robôs. Depois de terminada a conversa e feita algumas combinações, alguns alunos foram dispensados e ficaram o Eduardo, o Deivid e o Vinícius que ajudaram na montagem dos gatos da dança de robôs, juntos com os alunos Karine, Cledson e Lauren. Fizemos a primeira montagem dos robôs, fizemos parte da programação e fizemos vários testes sobre a montagem dos gatos. Percebemos que temos muito trabalho ainda por ser feito.
No dia 13/09 vieram os alunos Eduardo, Lucas e Vinícius para  ajudar na montagem dos gatos. Como a boca do gato estava muito grande e irregular, pesquisamos fotos de gatos na internet para ter uma ideia do tamanho e formato da boca do gato e também pesquisamos uns desenhos na Internet. Baseados nas fotos e desenhos conseguimos mudar e melhorar um pouco a boca do gato. O resultado ficou bem melhor.
Edição de texto: Lucas e Eduardo.
"Patrocínios": Curva Reta, Beco Diagonal, As Longas Tranças de um Careca, A Volta dos que Não Foram e o Incêndio na Caixa D’água.

Na manhã do dia  05/09 (quinta-feira) nós recebemos a visita da comissão do CECE com a vereadora Sofia Cavedon e outros vereadores. Nós conversamos com eles e contamos como iniciou e como funciona o projeto de robótica da nossa escola. Também falamos sobre os campeonatos que participamos e como foi a nossa participação na Robocup em Eindhoven - Holanda. Além disso, conversamos sobre as nossas necessidades de materiais e adequação da sala e conversamos sobre o convenio da Procempa  que prevê uma sala nova para a robótica, mas que ainda não recebemos porque a Procempa esta passando por problemas de desvio de verba pública. Mostramos nossos robôs e explicamos como funcionava. A repórter que veio com a comissão tirou fotos e escreveu uma matéria sobre essa visita que apareceu no site da câmara. Você pode ver a notícia clicando aqui. Na parte da tarde nós ajustamos os robôs da dança para a apresentação no dia seguinte na escola de educação infantil Amigos do Verde os alunos da escola estão estudando sobre robôs e por isso nos convidaram para ir lá falar sobre o funcionamento da robótica. Também arrumamos o robô controlado por controle para levar e mostrar a diferença entre robôs autônomos e controlados.
Na manhã do dia 06/09 (sexta-feira) a TV Bandeirantes veio na escola gravar algumas cenas do aluno Diordan. Também foram na casa do aluno para fazer uma reportagem com ele e sua mãe. Na tarde do mesmo dia nós fomos na escola Amigos do Verde para a apresentação e conversa com os alunos. Chegando lá nós fomos nos preparar para apresentar a dança e falar o que é a robótica e como funciona. A TV Bandeirantes também foi lá gravar nossa apresentação e demonstração do resgate de robô. também entrevistaram várias pessoas. Depois da apresentação fomos fazer um lanche com as crianças da escola. Essa escola é muito bonita e cheia de árvores. O lanche tem fruta, bolo e suco, mas primeiro é necessário comer a fruta para comer o carboidrato e tomar suco. Depois fomos dar um passeio pela escola. Então voltamos para a nossa escola as 16h 45, antes que o trânsito fique muito trancado e demore muito para voltar. A reportagem que apareceu no Band Cidade do dia 06/09/13 você pode assistir clicando aqui.

Escreveu esse relatório: Diordan e Vinícius.

No dia 29 de agosto a equipe Lobóticos com os membros: Diordan, Eduardo, Leonardo e Vinícius trabalhou nos robôs para o campeonato que acontecerá no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Restinga  nos dias 30/10 e 31/10, enquanto os outros alunos trabalhavam no projeto do CNPQ e também no robô para a OBR - Etapa Nacional. Você pode ver as regras da competição clicando aqui. As tarefas na mesa de competição da Restinga é similar à mesa da OBR. Na mesa há: linhas, gaps (falta de linha), obstáculos (que simbolizam antenas de comunicação) e também o robô tem de identificar o prata que simboliza aparelhos eletrônicos (que é um circulo medindo 4cm) ao identificar o prata tem que acender uma luz ou fazer algum som e depois disso seguir o percurso. O grupo que estava trabalhando no campeonato da Restinga conseguiu identificar o prata ligando uma luz e indo para frente um pouco "torto" para se tiver um prata na curva o robô não corra o risco de perder a linha, também conseguimos vencer o  obstáculo e seguir a linha.
No dia 30 de agosto nós continuamos trabalhando na mesa de campeonato da Restinga tentando achar uma solução para o desvio do obstáculo para ficar mais preciso nos giros e contornos em volta do obstáculo. Depois, os alunos que participaram da RoboCup-Dance, os membros: Diordan, Leonardo e Vínicius começaram a ajustar os robôs na base e na programação, para apresentar a Dança de Robôs - O Circo na escola AMIGOS DO VERDE que vai acontecer no dia 06/09 e a BAND TV vai acompanhar tudo de perto. Nós vamos visitar essa escola porque uma turma de alunos está estudando sobre robôs e nos convidou para falar para eles sobre essas máquinas e também apresentar a nossa Dança de Robôs.
Fez esse relatório: Leonardo Nunes.

No dia 22 de agosto (quinta-feira), os alunos das aulas de robótica que participariam da competição Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) - Etapa Regional/RS, vieram ajustar a programação dos seus robôs a partir das 10h15 até 12h  que era quando os monitores podiam ajudar.Voltaram na parte da tarde depois que eles soltaram das aulas e continuaram a ajustar seus robôs com a ajuda dos monitores. Depois tiveram que explicar como eles montaram seus robôs e programaram para os alunos da equipe de robótica. Foi uma espécie de "ensaio" para o campeonato No fim da tarde de quinta-feira os integrantes das equipes tiveram que decidir quem ia voltar na sexta-feira para terminar os ajustes de seus robôs e arrumar a mala com tudo que seria necessário levar para a competição.
Dia 23 de agosto (sexta-feira), a professora Cristiane Cabral foi buscar os alunos na sala junto com os monitores Francielle, Bruno e Lucas. Os alunos vieram terminar as programação e ajustes no robô, no final da tarde os alunos tiveram que separar os materiais que eles iam levar para a competição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
Dia 24 de agosto (sábado), aconteceu a Olimpíada Brasileira de Robótica na UNISINOS. Os alunos tiveram que chegar cedo na frente da escola (7h) para pegar seus robôs, materiais, entrar na ônibus e ir para a competição Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em São Leopoldo. Na chegada da competição eles tiveram que escolher seu pit, o líder de cada equipe teve que confirmar presença na competição e depois os alunos foram organizar seu pit stop e treinar nas mesas de treino. As equipes foram muito bem pro seu primeiro campeonato que participaram. A equipe VILLA-BETA ganhou uma premiação por destaque de escola pública. Os ex-alunos da escola Heitor Villa Lobos da equipe TUC-TUC mentores da equipe LOBÓTICOS ganharam em 1°lugar no nível médio representando a escola Estadual Rafaela Remião, onde estudam agora.
Escreveu esse relatório: Francielle e Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário