A Robótica Educacional é
uma das ações que está inserida no Projeto de Educação Tecnológica da
Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Porto Alegre desde o ano de 2007. A atividade iniciou
com a compra de kits de robótica educacional semiestruturados do tipo LEGO®
Mindstorms 9793 com controlador
RCX destinados ao trabalho com alunos do 5o. ao 9o. ano
do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. Os professores
que se interessaram em trabalhar com o material foram capacitados em 2007
através de cursos de formação realizados pela LEGO® do Brasil e EDACOM para o
trabalho com o material. A partir dessa formação os professores começaram a
desenvolver atividades com os kits de robótica nas suas turmas de atuação.
Em outubro de 2007 as escolas
municipais que desenvolviam a atividade, foram convidadas a participar do
primeiro campeonato de Robótica Educacional First Lego League (FLL) promovido
pela First do Brasil e organizado pela SMED e PROCEMPA como forma de alavancar
o trabalho com robótica na Rede Municipal de Porto Alegre.
“A Robótica Educacional é uma atividade que reúne
construção e programação de robôs e pode ser desenvolvida na escola utilizando
kits comercializados no mercado brasileiro ou sucata eletrônica. A aula
geralmente é direcionada para a construção de um protótipo e posteriormente é
feita a programação através do computador e um software de programação. A
montagem é o momento onde os alunos se utilizam de blocos, peças ou placas que
se movimentarão autonomamente após serem programados através do software no
computador. A atividade pode se desenvolver individualmente, em duplas ou em
grupo o que promove o trabalho cooperativo e integrado. Além de ser uma
atividade educacional que trabalha com a construção e programação de objetos
concretos, também possibilita a reflexão por meio da resolução de uma série de
problemas desencadeados ao longo do processo de criação. A Robótica Educacional
em nível escolar também é uma atividade lúdica onde os sujeitos se deparam com
uma porção de peças que possibilita a construção de objetos que simulam o real,
mas que parecem brinquedos e que demanda um esforço cognitivo para sua
construção e programação para funcionar de forma autônoma como um robô.” (CABRAL, 2011)
No ano de 2008 o projeto de
Robótica Educacional na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre/RS prosseguiu
com as devidas adequações de espaços e horários nas escolas para que as aulas
acontecessem cada vez com maior eficiência pedagógica dentro dos horários das
disciplinas de sala de aula. Tal experiência não se mostrou positiva uma vez
que o material (muito caro e delicado) corria riscos ao ser transportado de
sala em sala de aula para cada atividade de Robótica Educacional. Então no ano
de 2009 as escolas que estavam trabalhando com o material receberam carga
horária específica para esse trabalho em uma sala também específica para a
atividade.
Na nossa escola EMEF
Heitor Villa Lobos, a Robótica Educacional também passou a ser oferecida, a
partir de 2009, como oficina de trabalho no turno inverso ao de aula. Através
de um convite para alunos de B30 até C30 (5º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental)
os alunos que se interessaram pela atividade passaram a freqüentar aulas de
robótica, e os alunos que se destacaram nessas aulas foram convidados a
integrar a Equipe de Robótica da escola. Durante esse ano a Equipe participou
de vários eventos para divulgar o trabalho de robótica realizado na escola e
também participou de alguns campeonatos de Robótica Educacional.
Nos anos seguintes (2010 e
2011) manteve-se a mesma sistemática de funcionamento das aulas de robótica no
turno inverso ao da aula regular e Equipe de Robótica na EMEF Heitor Villa
Lobos. A fusão do nome da escola com a palavra “robótica” deu origem ao nome
“Lobóticos”, para a Equipe de Robótica. No ano de 2011 nossa escola, entre as
escolas que trabalharam intensamente com a robótica desde o início do projeto,
recebeu mais horas de trabalho específico para a atividade de robótica
educacional na escola e o projeto passou a atender cerca de 50 alunos nas aulas
de Robótica Educacional ao longo de quatro turnos e uma Equipe de Robótica
Educacional composta por 10 alunos.
Observou-se grande
interesse e empenho dos alunos nas aulas de Robótica Educacional, além de
melhora no comportamento dos alunos em sala de aula relatada por professores. A
atividade que envolve, construção, programação e resolução, mostrou-se uma
ferramenta que potencializa a aprendizagem e o interesse dos alunos pela escola.
A Equipe de Robótica continuou participando de competições e passou a
demonstrar excelente desempenho em campeonatos de Robótica Educacional e
conquistou títulos importantíssimos
no cenário regional e nacional tais como Bi-Campeã na Etapa Regional da First
Lego League(FLL) em 2010 e 2011; Vice-Campeã da Olimpíada Brasileira de
Robótica (OBR) em 2011 e Campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em
2012 tornando-se referência em Robótica Educacional no estado e no país.
Tal desempenho despertou o interesse de muitos alunos da
escola pela atividade, e por se tratar de uma escola localizada na periferia de
Porto Alegre que atende à população de baixa renda, a atividade transformou-se
num meio de “empoderamento” desses jovens que afirmam sua identidade através de
ações positivas que transformam sua realidade e o meio em que vivem. Assim,
desde então, o Projeto de Robótica Educacional na EMEF Heitor Villa Lobos obteve
um crescimento exponencial.
No ano de 2012 a Equipe consagrou-se
com a sua primeira participação em um campeonato mundial de Robótica Educacional
chamado ROBOCUP que aconteceu na cidade do México em junho de 2012. Tal
participação foi assegurada ao conquistar o vice-campeonato da Olimpíada Brasileira
de Robótica em 2011
No mês seguinte do retorno
do Campeonato Mundial para o Brasil, a Equipe Lobóticos, participou com 41 equipes de todo o
estado e venceu novamente a etapa regional/RS da OBR, garantindo uma vaga para
participar novamente da Etapa Brasileira da Olimpíada Brasileira de Robótica
(OBR) em Fortaleza/CE.
Na Etapa Nacional que aconteceu em outubro/2012 os alunos
demonstraram muita paciência e perseverança para resolver os problemas de
construção e programação do robô. Durante a competição os alunos não queriam
interromper o trabalho nem mesmo para se alimentar, chegando a trabalhar 12
horas seguidas por dia para resolver os problemas do robô. Com tanta
determinação a Equipe Lobóticos conquistou o PRIMEIRO LUGAR na Olimpíada
Brasileira de Robótica categoria Resgate Junior demonstrando um excelente
desempenho como pode ser observado no quadro de pontuações finais reproduzido abaixo.
A apresentação foi desenvolvida de maneira integrada
proporcionando uma atividade interdisciplinar. A concepção da coreografia ficou
à cargo da Prof. Juliana Dalmann, bem como todo o figurino foi confeccionado
com fantasias utilizadas pelo Grupo Contando e Encantando. Os alunos foram
maquiados também pela Prof. Juliana Dalmann. Coube à Equipe Lobóticos a
construção e a programação dos robôs utilizados na apresentação. A Equipe
conquistou o PRIMEIRO LUGAR na Competição Brasileira de Robótica na categoria
Dança de Robôs - Nível 1 em Fortaleza.
Com o Primeiro lugar conquistado na Olimpíada Brasileira de
Robótica e na Competição Brasileira de Robótica a Equipe Lobóticos de Robótica
Educacional da EMEF Heitor Villa Lobos garantiu vagas para participar da
Robocup que aconteceu no mês de junho/ 2013 na cidade de Heindhoven/Holanda.
Desde
2012 os alunos com mais experiência na Equipe de Robótica Educacional foram convidados a ministrar oficinas de
Robótica Educacional para alunos do 3º. ano ao 5º. ano do Ensino Fundamental.
Os alunos recebem uma ajuda mensal através do Programa Mais Educação do Governo
Federal que objetiva proporcionar a integralização do ensino nos dois turnos
(manhã e tarde). Tal experiência tem se mostrado mais uma oportunidade de
“empoderamento” desses jovens que afirmam sua identidade através de ações
positivas que transformam sua realidade e o meio em que vivem.
O
Projeto de Robótica Educacional também desenvolve pesquisas na área da
tecnologia e automação onde destaca-se a pesquisa “Carro Movido à Energia Solar como alternativa ao uso de Carroças em Porto Alegre ” que
recebeu bolsa de Iniciação Científica no ano de 2013 para aperfeiçoamento. Já a
investigação “Dispositivo de ampliação de imagens construído com sucata para ajudar
deficientes visuais na leitura e visualização de materiais impressos” recebeu o Prêmio Destaque no Salão UFRGS Jovem
de 2011 e certificação de Tecnologia Social pelo Prêmio Banco do Brasil de
Tecnologias Sociais em 2013.
A pesquisa “Estufa
Agrícola Automatizada para a produção de alimentos orgânicos” recebeu
Prêmio Destaque no Salão UFRGS Jovem de 2012 e Destaque da Feira de
Ciências e Inovação do MCT-PUCRS edição 2012 como podemos observar nas imagens
abaixo:
Em
junho de 2013 a
Equipe Participou do Campeonato Mundial RoboCup na cidade de Eindhoven na
Holanda nas categorias Resgate de Robôs – Nível 1 e Dança de Robôs – Nível 1
alcançando excelentes resultados. Na competição Resgate a Equipe Lobóticos
alcançou o 13º. Lugar no Ranking Mundial entre 31 equipes do mundo inteiro
subindo 10 posições em comparação ao seu desempenho no ano anterior na
RoboCup/México. Já na Dança de Robôs, a Equipe classificou-se entre as 10
melhores equipes do mundo e conquistou o Prêmio de Campeã Mundial na Categoria
Técnica no SuperTeam.
Com os resultados alcançados a Equipe Lobóticos foi
automaticamente classificada para participar da Etapa Brasileira da Olimpíada
Brasileira de Robótica que aconteceu na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em
Fortaleza/CE no mês de outubro/2013. Na competição a equipe foi Vice-campeã
brasileira da Olimpíada Brasileira de Robótica nível Ensino Fundamental e
Vice-campeã brasileira da Competição Brasileira de Robótica na modalidade Dança
de Robôs conquistando, novamente, uma vaga para representar o Brasil na Etapa
Mundial Robocup/Brasil que aconteceu na cidade de João Pessoa em julho/2014.
Esse evento teve significado especial para todo o grupo, pois foi possível
mostrar o trabalho desenvolvido em robótica educacional na nossa escola e na
Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. Os alunos que representaram a nossa
escola na etapa brasileira da OBR foram substituídos na etapa mundial porque já
estavam freqüentando o Ensino Médio no Instituto Federal da Restinga
(IFRS-Restinga). Mesmo assim, a SMED proporcionou a ida desses alunos na Etapa
Mundial, uma vez que era uma forma de reconhecimento pelo trabalho e esforço
intelectual desses alunos. Os alunos trabalharam como monitores no evento
Robocup/Brasil. A Equipe que representou o Brasil na modalidade Dança de Robôs
na Robocup/Brasil recebeu o prêmio de melhor performance individual (por
equipe) e melhor técnica (por grupo) no Superteam junto com China e Portugal.