quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Robótica e Contação de Histórias

Durante o mês de setembro os alunos das aulas de Robótica Educacional da EMEF Heitor Villa Lobos estão envolvidos em um projeto inédito que reuniu três oficinas da escola: Robótica Educacional, Contação de Histórias e a Rádio Escolar. A proposta de trabalho é contar uma história construindo um cenário, personagens com peças Lego e sucata, além de automatizar um dos elementos da história, ou seja, construir um robô-personagem. A proposta é que a história seja curta (de 2-4min.) e posteriormente será gravada em vídeo e editada pelos alunos da Rádio Escolar. Os alunos dividiram-se em grupos conforme as afinidades e escolheram uma história para contar. Como a proposta era aberta, alguns alunos propuseram contar uma história de própria autoria. As histórias escolhidas/criadas foram as seguintes:
Chapeuzinho Vermelho
O Príncipe Lobo
Rex e a Patossaura
Ciclopes
O Gato de Botas
Alice no País das Maravilhas
Tom e Jerry

Mais Velozes e Furiosos
O primeiro passo foi desenhar numa folha de papel um pequeno projeto de contação dessa história, pensando em quantos personagens seriam construídos, qual deles seria o robô, como seria o cenário, qual parte da história escolheriam, quais os materiais necessários para a construção, etc. Nesse momento era necessário que todos os integrantes do grupo (em média 4-5 alunos) manifestasse a sua opinião  acerca da atividade. O passo seguinte foi escrever ou "reescrever" a história com o objetivo de deixá-la dentro do tempo solicitado: 2-4 min. A escrita foi feita diretamente no computador no aplicativo "Word". Aqui, alguns grupos se dividiram e enquanto uma parte do grupo escrevia a história a outra parte já iniciava a construção dos robôs. A fase seguinte foi a construção da programação e a resolução de problemas de construção e programação tentando aproximar o planejamento da construção.
Programação
Programação
Por último, os alunos da Rádio Escolar gravaram as histórias, editaram e publicaram no Youtube. 

Algumas opiniões dos alunos que realizaram a atividade: (Aguardem ...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário