quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Robótica e Contação de Histórias

Durante o mês de setembro os alunos das aulas de Robótica Educacional da EMEF Heitor Villa Lobos estão envolvidos em um projeto inédito que reuniu três oficinas da escola: Robótica Educacional, Contação de Histórias e a Rádio Escolar. A proposta de trabalho é contar uma história construindo um cenário, personagens com peças Lego e sucata, além de automatizar um dos elementos da história, ou seja, construir um robô-personagem. A proposta é que a história seja curta (de 2-4min.) e posteriormente será gravada em vídeo e editada pelos alunos da Rádio Escolar. Os alunos dividiram-se em grupos conforme as afinidades e escolheram uma história para contar. Como a proposta era aberta, alguns alunos propuseram contar uma história de própria autoria. As histórias escolhidas/criadas foram as seguintes:
Chapeuzinho Vermelho
O Príncipe Lobo
Rex e a Patossaura
Ciclopes
O Gato de Botas
Alice no País das Maravilhas
Tom e Jerry

Mais Velozes e Furiosos
O primeiro passo foi desenhar numa folha de papel um pequeno projeto de contação dessa história, pensando em quantos personagens seriam construídos, qual deles seria o robô, como seria o cenário, qual parte da história escolheriam, quais os materiais necessários para a construção, etc. Nesse momento era necessário que todos os integrantes do grupo (em média 4-5 alunos) manifestasse a sua opinião  acerca da atividade. O passo seguinte foi escrever ou "reescrever" a história com o objetivo de deixá-la dentro do tempo solicitado: 2-4 min. A escrita foi feita diretamente no computador no aplicativo "Word". Aqui, alguns grupos se dividiram e enquanto uma parte do grupo escrevia a história a outra parte já iniciava a construção dos robôs. A fase seguinte foi a construção da programação e a resolução de problemas de construção e programação tentando aproximar o planejamento da construção.
Programação
Programação
Por último, os alunos da Rádio Escolar gravaram as histórias, editaram e publicaram no Youtube. 

Algumas opiniões dos alunos que realizaram a atividade: (Aguardem ...)

sábado, 21 de setembro de 2013

Olimpíada Brasileira de Robótica - Etapa Regional/RS - 2013

No sábado 24/08/13 os alunos do Projeto de Robótica Educacional da EMEF Heitor Villa Lobos participaram da Etapa Regional-RS da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que aconteceu no Complexo Esportivo da UNISINOS em São Leopoldo. Esse ano, os alunos das aulas de Robótica Educacional prepararam sua equipe, o robô e a programação para participar pela primeira vez de um campeonato de robótica. O material utilizado pelas equipes foi o kit Lego Mindstorms com controlador RCX e programação RoboLab. Os alunos Francielle, Lucas, Bruno e Deivid, com toda a experiência contruída ao longo dos anos na Equipe de Robótica Lobóticos, orientaram os jovens iniciantes na contrução e programação de suas máquinas. Fran, Lucas, Bruno e Deivid já estão classificados para a etapa brasileira da OBR que acontecerá em outubro de 2013 em Fortaleza/CE por serem os atuais campeões brasileiros da OBR e terem representado o Brasil na RoboCup Eindhoven - Holanda em junho/2013..
Francielle orientou a Equipe Robótica Villa Beta composta pelos alunos: Alan de Lima Jaques, Fábio da Costa Vargas, Nicollas Martins Chaves e Karine Ramos Lisboa:
Equipe Robótica Villa Beta.
Lucas orientou a Equipe Robótica Villa Gamma composta pelos alunos: Cledson Lucas Felini da Silva, Julia Lauren Santos Meyer, Natan Vargas de Lima e Vinícius Abreu Danzmann.
Equipe Robótica Villa Gamma.
Deivid orientou a Equipe Robótica Villa Alpha composta pelos alunos: Cristielle Marques Pereira, Jeferson Oliveira Pereira, Leonardo Amauri Diniz Rodrigues e Vitor dos Santos Lindemann.
Equipe Robótica Villa Alpha.
Bruno orientou a Equipe Robótica Villa Delta composta pelos alunos: Gabriel Rodrigues Lago, Lucas Matheus Balsamo da Rosa, Ryan da Rosa Costa e Lauren Lima Rybarcik.
Equipe Robótica Villa Delta.
A Equipe Lobóticos também participou com a Equipe "Tamarrado" com os alunos: Diordan Melo Maciel, Eduardo Vargas de Lima, Vinícius dos Santos Lindemann e Leonardo Santos Nunes.
Equipe Lobóticos "Támarrado"
O sábado estava bastante chuvoso e frio, mas a gurizada não desanimou e passou o dia fazendo os ajustes necessários para o bom desempenho dos robôs, seja na mesa de competição, seja na frente da tela do computador para melhorar a programação, lá estavam os alunos seguindo o lema da Equipe Lobóticos "fazendo o seu melhor trabalho". Independentemente de qualquer resultado, o mais importante é o que aprendemos !!!
 Alunos fazem ajustes na mesa de treinos.
Alunos fazem ajustes no pit stop.
O alunos realmente mostraram o "seu melhor trabalho" e se mantiveram concentrados durante todo o tempo resolvendo problemas decorrentes da construção e programação do robô. O nervosismo não deixou de acompanhar na hora da competição, mas foi muito bom ver o resultado final.
 Alunos da Equipe Alpha se empenham para um bom resultado na arena de competição.
 Alunos da Equipe Lobóticos se empenham para um bom resultado na arena de competição.
 Alunos da Equipe Gamma se empenham para um bom resultado na arena de competição.
Alunos da Equipe Delta se empenham para um bom resultado na arena de competição.

O resultado final foi o seguinte: 
(Clique aqui para ver o resultado completo)
1° lugar: Tecnodolores 
(EMEF Dolores Alcaraz Caldas - Porto Alegre)
2° lugar: Legol 2 
(EMEF José Mariano Beck - Porto Alegre)
3° lugar: The NXT’s 
(Colégio Sinodal - São Leopoldo)

Melhor escola pública: Robótica Villa-Beta 
(EMEF Heitor Villa Lobos - Porto Alegre)
Melhor escola privada: Evolução 
(Colégio Marista Roque Gonçalves)
Melhor escola estreante: Roquetronics 
(Colégio Marista Roque Gonçalves)
Prêmio Robustez: Year Zero 
(Instituto de Educação de Ivoti - Ivoti)
Prêmio Dedicação: ATX 
(EMEF Anísio Teixeira - Porto Alegre)
Prêmio Elegância: WindowsM 
(Colégio Sinodal - São Leopoldo)
Prêmio Inovação: Tecnoway 
(Escola Caminho do Saber - Caxias do Sul)

Olha só a felicidade da gurizada da Equipe Robótica Villa - Alpha que trabalhou muito e conquistou o prêmio de destaque para melhor escola pública parabéns Karine, Alan, Fábio e Nícollas !!!
Equipe Robótica Villa Alpha.
Talvez a maior e melhor surpresa da competição ficou mesmo à cargo da Equipe TUC TUC composta pelos ex-alunos da EMEF Heitor Villa Lobos Sidinei, Priscilla e Daniel. Os três alunos agora estão no Ensino Médio e estudam na Escola Estadual Rafaela Remião na Lomba do Pinheiro, muito próxima da nossa escola, mas mantém o vínculo com a robótica educacional do Villa através do Programa Mais Educação onde participam ministrando aulas para os alunos do 3o. ao 5o. ano. Os alunos queriam participar da prova prática da OBR representando a sua escola e o nível médio, mas não possuíam o material para a construção do robô. A professora Cristiane então emprestou seu kit pessoal para que os alunos pudessem construir o robô e participar da competição. Com toda a experiência acumulada ao longo de anos de participação na Equipe Lobóticos, vários campeonato, inclusive mundiais, o resultado foi que o grupo construiu um robô muito compacto e eficiente para a competição.
 Robô da Equipe Tuc Tuc.
  Sidinei na Mesa de Competição.
Os Professores Eduardo e Ana Karina da Escola Estadual Rafaela Remião realizaram uma ótima parceria, auxiliando nas necessidades do grupo para participar no campeonato. Os alunos obtiveram excelente desempenho e conquistaram o Primeiro Lugar na categoria Ensino Médio na Prova Prática da Olimpíada Brasileira de Robótica - Etapa Regional/RS e com esse belíssimo resultado, conquistaram também a oportunidade de disputar a etapa Brasileira que acontecerá em outubro em Fortaleza/CE.
Equipe TUC TUC é campeã no Nível Médio
Para mais informações sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica clique aqui.
Para ver mais fotos clique aqui e visite a Fan Page da Equipe Lobóticos no Facebook.



Preparação para a Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR/2013

Diferentemente das edições anteriores da Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), os alunos das aulas de Robótica Educacional da EMEF Heitor Villa Lobos participaram dessa competição como forma de experimentação. Os alunos da Equipe Lobóticos já estão classificados para a Etapa Brasileira que acontecerá em outubro/2013 em Fortaleza/CE, por isso cada um dos alunos da equipe (Francielle, Bruno, Deivid e Lucas) orientou um grupo de quatro alunos estreantes que construiram o seu robô com o kit Lego Mindstorms 9793 com controlador RCX e programação RoboLab. Cada grupo construiu e programou o seu robô ao longo de quatro semanas durante as aulas de Robótica Educacional e também nas quintas-feiras com a orientação dos seus monitores.
Equipe Robótica Villa Delta construindo o seu robô.
Equipe Robótica Villa Beta programando o seu robô.
Observou-se que os alunos ficaram muito empolgados com a atividade, buscando aproveitar todos os momentos livres que tinham para dar uma passada na Sala de Robótica e fazer mais alguns ajustes nos seus robôs. Várias equipes queriam trabalhar depois da saída das aulas (17h30) e queriam ficar até durante a noite se a Prof. Cristiane permitisse.
Equipe Robótica Villa Alpha testando qual o melhor robô para a competição.
Nos intervalos a sala da robótica ficava lotada de alunos testando o seu robô.
Os dias que antecederam a competição foram os dias em que as Equipes mais se empenharam nos ajustes do robô. Cada equipe foi instigada a fazer uma apresentação da construção e programação do seu robô para uma "banca" composta por  alunos da Equipe Lobóticos. Primeiro os alunos se reuniram nos seus grupos com o seu monitor e fizeram um pequeno "ensaio" de como seria essa apresentação.
 Equipe Robótica Villa Gamma realiza combinações antes da apresentação para a "banca".
 Equipe Robótica Villa Alpha realiza combinações antes da apresentação para a "banca".
 Equipe Robótica Villa Delta realiza combinações antes da apresentação para a "banca".
Equipe Robótica Villa Beta realiza combinações antes da apresentação para a "banca".
Depois das combinações chegou a hora das apresentações. Alguns alunos levaram a atividade muito à sério, ficando bastante nervosos na hora de falar sobre o seu robô, mesmo sendo apenas uma simulação e os entrevistadores seus colegas. Alguns grupos quiseram fazer mais de uma vez essa apresentação, procurando melhorar cada vez mais. 
 Alunos da Equipe Gamma fazem sua apresentação para a banca de alunos.
 Alunos da Equipe Delta fazem sua apresentação para a banca de alunos.
Alunos da Equipe Alpha fazem sua apresentação para a banca de alunos.
Depois de toda essa preparação,  agora é só esperar para participar da competição. Boa sorte à todas as Equipes das aulas de robótica da EMEF Heitor Villa Lobos.
Veja mais fotos da preparação dos alunos para a OBR na Fan Page do Facebook. Clique aqui.


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Resultados Finais na RoboCup

Acabou a RoboCup 2013. A Equipe Lobóticos trabalhou muito ao longo dessa semana e alcançou excelentes resultados no Campeonato Mundial de Robótica RoboCup em Eindhoven - Holanda.
 
Na prova Resgate de Robôs a Equipe Lobóticos-Rescue classificou-se em 13o. lugar, o que foi muito melhor que no ano anterior quando ficamos em 23o. no ranking geral. No SuperTeam (aliança entre Equipes de diferentes países) fizemos uma parceria com a Equipe, mas não conseguimos atingir bons resultados.
 
Na prova Dança de Robôs a Equipe Lobóticos-Dance classificou-se entre as 10 melhores equipes do mundo para as finais. No SuperTeam (aliança entre Equipes de diferentes países) fizemos uma parceria com Equipes do Japão e Áustria e vencemos na Categoria Técnica.
 

sábado, 29 de junho de 2013

Sexto dia na RoboCup

Hoje nós acordamos cedo era 07h40min dessa vez todos levantaram bem rapidinho, mas ainda não acostumamos com o horário. Alguns alunos foram escovar os dentes e outros foram tomar banho.
Hoje estava frio pela manhã, como todos os dias que acordamos, as professoras queriam que todos fossem tomar café juntos, e todos nós fomos. O café estava bom! Logo após os alunos do resgate foram treinar, por que as 11 horas eles tinham round, e os da dança foram se maquiar pela professora Juliana e a Priscila. Depois disso eles se vestiram e foram ao local da competição, se preparando para subir ao palco para se apresentar. Na hora da apresentação deu tudo certo, apenas a charanga que saiu da linha por causa da luminosidade que estava muito forte bem em cima dela.  Então tinha outra linha preta que marcava o palco e o sensor leu a linha e não saiu do espaço. O cenário que estava arrumado, mas faltou um detalhe. Mas resumindo foi muito linda a apresentação !!! Os robôs funcionaram bem, e as meninas e o Leo estavam radiantes !!!
No almoço a maioria não conseguiu comer por que a comida aqui é doce, tinha uma lasanha que era muito salgada e apimentada e um arroz com galinha que não tinha nada de sal e nada de gosto, o que tinha de bom para comer eram as frutas e iogurte que era delicioso.
Depois do almoço,  os alunos da dança foram para o super  team, os alunos do resgate foram treinar, por que a tarde eles tinham dois rounds, quando era uma 1 da tarde teve o segundo round do resgate, mas eles não foram também.  As 3h eles também tinha outro round e nesse round eles foram melhor que os dois primeiros.
A noite teve o super  team do resgate mas eles não conseguiram fazer a prova compartilhada. Eles souberam a tarde a tarefa que tinham que resolver. Eles estão com o pessoal da Eslováquia e está bem difícil de compreender porque eles Tb não falam muito bem o inglês. Mas o Lucas contou que aprendeu umas coisas novas de programação. Hoje o dia foi beeeem cansativo. Estamos todos exaustos. Mas os meninos que disseram que estavam cansados ainda foram jogar futebol. Hoje  janta foi pizza. O entregador esqueceu os refrigerantes, mas voltou em seguida trazendo todos e pedindo muitas desculpas. As pessoas a aqui são muuuuuito educadas. Depois da janta alguns meninos foram jogar futebol de novo, mas vamos dormir cedo porque amanhã vai ser mais um dia de trabalho. Fez esse relatório: Priscila, Sidinei, Daniel, Luaniana e Deivid, revisado pela Prof. Cristiane.




Quinto dia na RoboCup

Acordamos 8h da manhã e demoramos para levantar. A Prof. Cristiane foi comprar os tickets para o café e nós fomos tomar café. Depois a professora Juliana reuniu as equipes para conversar e ver os detalhes técnicos da Equipe de Dança e um pouco da Equipe de Resgate. Depois desta  conversa a professora  Juliana  foi na reunião dos  mentores  da  dança  e a  professora  Cristiane  estava  arrumando a música para  a competição de Dança de Robôs. A Equipe de Resgate estava treinando nas arenas
Pela manhã o regate teve um round, logo após o round o resgate foi almoçar todos juntos com o pessoal da dança. O pessoal do resgate passou a tarde programando o robô  para o round das quinze para as três. A pontuação não foi muito boa eles tiraram cento e trinta e cinco pontos. A noite eles esperaram, mas eles não foram classificado, mas como todos os grupos eles foram para o superteam. O Superteam reúne duas equipes de países totalmente diferentes, onde os alunos precisam conversar e resolver uma problema através da robótica. Essa é uma idéia dos organizadores para dar mais uma chance para os competidores e também uma forma dos juízes avaliarem a equipe, sem contar que é uma forma que eles encontraram para uma grande interação e trocas de conhecimentos entre as equipes.
Logo depois fomos maquiar os dançarinos Leonardo, Eduarda, Sabrina e Vivian. A Luaniana e a Priscila ajudaram bastante na maquiagem. Levou umas duas horas e meia para maquiar todos. A Sora Ju já estva com dor nas costas. Depois eles foram para o local da competição se preparar porque estava perto da hora deles competirem. Era o segundo round, última chance para a classificação. A apresentação foi muito boa. Deu tudo certo, só faltou um detalhe do cenário, mas achamos que os juízes gostaram. O Resgate também foi bem nos seus rounds. Depois da dança ficamos esperando o resultado, pois a dança saia hoje e o Resgate só termina amanhã. Quando saiu o resultado da Dança de Robôs e vimos que ficamos entre os 10 melhores do mundo pulamos de alegria, pois nos classificamos para a final.
A dança também tem a competição do super team que eles tem que se unir com as outras equipes e montar uma coreografia que envolva os robôs das três equipes. O nosso grupo é com a Áustria e Japão. Cada equipe tinha uma coreografia diferente,o Japão tinha a história de um casamento  e a Áustria tinha uma dança de hip hop nós iremos usar a coreografia da Áustria para a competição do super team, e teremos que reprogramar  os robôs.
Hoje era dia de festa. A Festa da RoboCup Junior. Mas antes disso nós tínhamos que escrever os relatórios para que vocês  possam acompanhar nosso trabalho aqui na Holanda ... E que trabalho !!! O nosso esforço também é fruto da ajuda de vocês, amigos, pais e familiares. Obrigado pelo apoio.
Depois, para comemorarmos, fomos para festa da RoboCup Junior e não estava muito bom, pois não tinha música e nem diversão, por isso alguns quiseram ir embora. Teve uma apresentação do Asimo e umas batatinhas. Quando a maioria de nós já tinha ido embora botaram música e os que ainda ficaram na festa se divertiram muito pois dançaram demais e também teve uma competição de dança  que foi divertido.

As 11h 30 estávamos todos deitados para dormir e acordar cedo, pois amanhã é dia de muuuuito trabalho. Boa noite. Fez esse relatório: Priscila, Sidinei, Daniel, Luaniana e Deivid, revisado pela Prof. Cristiane.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Quarto dia na RoboCup

Hoje dia 27 quinta-feira, acordamos as 09h00min porque nós fomos dormir muito tarde no dia anterior. Alguns alunos ficaram deitados e não queriam levantar, mas o horário do café terminava as 10h00min da manhã e tínhamos compromissos. Então levantamos. Alguns ficaram escovando os dentes enquanto a professora Cristiane foi comprar os tickets para o café e ficou esperando para o café da manhã. Tomamos o café que estava bem bom. Depois os alunos do Resgate foram treinar na mesa de competição, enquanto a Equipe da Dança ficou arrumando os ajustes para a competição, a professora Juliana conversou com os alunos para fazer os ajustes finais nos robôs e na coreografia. Depois dos ajustes fomos ver a equipe do Resgate competir no Primeiro Round.
Fomos almoçar e não tinha fila. O almoço estava sem sal e a carne estava doce e a única coisa que estava boa mesmo eram as frutas. Logo que terminamos o nosso almoço fomos ver a competição de dança. Duas horas antes da nossa equipe de dança competir a professora Juliana e a monitora Priscila foram maquiar os alunos Leonardo, Sabrina, Vivian e a Eduarda.  As maquiagem ficaram muito lindas. Na hora da apresentação da dança estávamos todos presentes e reunidos, menos a professora Cristiane porque ela foi convidada para ser juíza. Mas depois ela nos contou que conseguiu ver a apresentação de longe. No time na dança ocorreram alguns erros mas amanhã vamos fazer o máximo para alcançar uma melhor apresentação. Se deus quiser vamos entrar para o super team na dança e no Resgate.  Essa classificação do super time é entre os melhores colocados da  Robocup  Junior, por isso queremos estar lá. Na hora da janta a professora Cristiane pediu pizzas novamente para comer, pois não estamos gostando da janta daqui. As pizzas estavam ótimas. Depois da janta mexemos no Facebook, jogamos futebol, pingue pongue, dançamos, jogamos Uno... uma farra!!! Aqui no centro de eventos tem muitas coisas para fazer. Daqui há pouco já vamos dormir, pois amanhã vamos acordar bem cedinho para iniciar mais um longo dia de trabalho na RoboCup. Relato feito pelos monitores Sidinei, Priscila e Daniel.

Junior Rescue League – Primary education

  • Beschte , BRG Kepler
    Austria
  • LOBÓTICOS Rescue , EMEF Heitor Villa Lobos
    Brazil
  • Daning , Shanghai Daning International Primary School
    China
  • Shanshi Fuxiao , JINAN ICREATE TRAINING SCHOOL
    China
  • Team of Jiaoda Fuxiao , The Primary School Attached to Xi’an Jiaotong Univ
    China
  • Team of Jiefang YiXiao , JINAN ICREATE TRAINING SCHOOL
    China
  • Liuzhou United Team , Liucheng Kexie & Le Cheng Club Liuzhou
    China
  • Croatian Five , Udruga Robofreak
    Croatia
  • KONTO Croatian team , Hrvatski robotički savez
    Croatia
  • RescueFinland , Kontiolahti Tech Club
    France
  • Keine Ahnung , Albert-Einstein-Gymnasium Sankt Augustin
    Germany
  • Keksbot , Georg-Büchner-Gymnasium
    Germany
  • *NiceDroid* , Kazinczy F. Primary School Nyírbogdány
    Hungary
  • FDMX , Danesh Bakhsh Primary School
    Iran, Islamic Republic of
  • Rainerum Junior Rescue , Rainerum Salesiani don Bosco
    Italy
  • Spoltore insieme , Istituto Comprensivo Spoltore – Spoltore (PE)
    Italy
  • neos , Truth Academy
    Japan
  • Rate&TurtleStar , NumazuKanaokaJuniorHighSchool
    Japan
  • robotics X , ikuseisha kagakunogakkou
    Japan
  • The warrior’s , Eduvision 2O5O
    Mexico
  • GLaDOS Mendel , Mendelcollege
    Netherlands
  • Groenewald (primary) , Groenewald
    Netherlands
  • VIVINHO TEAM , Agrupamento de Escolas S. Gonçalo
    Portugal
  • Temabot 61 , Temasek Primary School
    Singapore
  • EBB , Bacic School Banska Bystrica
    Slovakia
  • TIGRES , OŠ Šenčur
    Slovenia
  • Team Kirby , JB Galären
    Sweden
  • Taipei 1O1 , Taipei Municipal Ren Ai Junior High School
    Taiwan
  • ROBOTICA , Takev Schools
    Turkey
  • Prenton High School , Prenton High School
    United Kingdom
  • Seedz , Storming Robots
    United States
  • Shimozumo , Storming Robots
    United States
  • Junior Dance League – Primary education

    • Boogie Woogie Bugle Girls , Gin Gin State High School
      Australia
    • Boogie Woogie Bugle Girls , Gin Gin State High School
      Australia
    • Boogie Woogie Bugle Girls , Gin Gin State High School
      Australia
    • Jamkins , NMS St.Marein bei Graz
      Austria
    • ILDOBÓTICA , EMEF Gov. Ildo Meneghetti
      Brazil
    • LOBÓTICOS Dance , EMEF Heitor Villa Lobos
      Brazil
    • pyromaniaardvarkz , Independent (pyromaniaardvarkz)
      Canada
    • Green rhyme Team , Schools From Anshan
      China
    • iBots , Lessing-Gymnasium Neu-Ulm
      Germany
    • M&M’s , Lessing-Gymnasium Neu-Ulm
      Germany
    • Hatan and Kala , Kiryat Mada’im
      Israel
    • (Peter) Pan di stelle , Istituto Comprensivo Sant’Antonio di Susa (TO)
      Italy
    • i-Wedding , Truth Academy
      Japan
    • The Samurai Spirit , Elephant Ally
      Japan
    • Dance IQ + , Fundación IQ+ UANL
      Mexico
    • Belle and the beast Mendel , Mendelcollege
      Netherlands
    • 3RS , Agrupamento de Escolas S. Gonçalo
      Portugal
    • FRANCE , OŠ Franceta Prešerna Kranj
      Slovenia
    • GT Star , Öckerö teknikklubb
      Sweden
    • ROBOTAKEV , Takev Schools
      Turkey
    • Tithe Farm , Tithe Farm Primary School
      United Kingdom
    • Visionaries , Storming Robots
      United States

    Junior Dance League – Secondary education

    • RoboSquad United , Ogilvie High School MacKillop College Elizabeth College Guilford Young College
      Australia
    • Guitar Man , HTBLA Weiz
      Austria
    • JEDI PADAWANS , UTFPR-CP – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – CORNÉLIO PROCÓPIO
      Brazil
    • Positronics Dance , Colégio Santa Emília
      Brazil
    • Tieling High School , Shanghai Tieling High School
      China
    • Dingding , Guangzhou No. 2 Middle School
      China
    • SLY , Kontiolahti Tech Club
      Finland
    • KBA , Gymnasium der Stadt Rahden
      Germany
    • ZOAK_NYF , Talent Management Group of College of Nyiregyhaza
      Hungary
    • Democrito Team , Liceo Democrito – Roma
      Italy
    • Grease , ITI “Archimede” Catania
      Italy
    • Shaun & Friends , Independent (Shaun & Friends)
      Japan
    • Nagaoka Ice Dance Project , Nagaoka Technical High School
      Japan
    • NARUKO , Kogane Junior High School
      Japan
    • Jingping , KeangPeng School of Macau Secondary Section
      Macao
    • Robo Red Skins , Universidad Autónoma de Nuevo León
      Mexico
    • Simãozinho , Agrupamento Vertical de Escolas Santos Simões
      Portugal
    • ESA ROBOTS , Escola Secundária de Amares
      Portugal
    • Galeje , Gymnazium Alejova 1 Kosice
      Slovakia
    • Speshari , SPSE Presov
      Slovakia