terça-feira, 19 de junho de 2012

Nossa viagem para o Mexico ...

Uma leve chuvinha caia em Porto Alegre na hora combinada para chegar ao aeroporto: 10h. Uma van buscou os alunos na frente da escola. Os pais se dividiram nos carros para ir até lá e dar mais um abraço de despedida nos seus filhos. Todos os integrantes da equipe estavam muito lindos com camiseta lilás, casaco preto, malas novas, tudo com o logotipo novo da Equipe LOBÓTICOS. Posamos para uma foto antes do embarque para registrar o momento inesquecível: nosso primeiro embarque para uma viagem internacional.

Rio Grande do Sul e Brasil: representantes com muito orgulho !!!
Prontos para o embarque.
Perto das 10h 30 começamos a fazer o check in com bastante calma. Um funcionário da Copa Airlines pediu identidade, passaporte e autorização de embarque para menores. Acontece que não levamos a identidade, somente os passaportes com as autorizações, mas como no passaporte não consta o nome do pai e da mãe nos solicitaram a identidade para confirmar os dados. O primeiro “frio na barriga” foi ali. O funcionário mandou que passássemos mesmo assim para fazer o check in e não foi necessária a apresentação da identidade de cada aluno... (Ufa!!!) Na hora do embarque do Lucas havia um erro na data de nascimento no documento de visto. A data de nascimento estava errada: segundo “frio na barriga”. Mas a Professora Rosane Muller correu numa Lan House para resolver o problema. A Lan House, já estava fechando, mas claro que a Prof. Rosane com aquele “jeitinho” dela fez com que o rapaz religasse um computador para ela imprimir novamente o documento. Com o documento na mão o Lucas fez o check in. Por volta das 11h30 entramos na sala de embarque. Algumas mães, ainda preocupadas com a quantidade de dias que ficariam longe dos seus filhos, foram até a porta do embarque agarradas nos braços dos “filhotes”. Não teve jeito ... abraço final e partimos para a esteira detectora de metais. Não poderia, mas a Prof. Rosane fez um último registro:

Examinando as malas no embarque.
Todos passaram sem problemas pela esteira. Depois disso passamos pela Polícia Federal para que pudessem olhar toda a documentação de saída do país desacompanhados dos pais. A policial ficou muito interessada pelo motivo da viagem, fez várias perguntas, olhou cuidadosamente cada documento e liberou, um por um, para passar para a sala de embarque. Ali conseguimos relaxar um pouco mais. Afinal de contas essa parte de documentação é bastante rigorosa e nenhum Lobótico poderia ficar no Brasil. Na sala de embarque esperamos a chamada para o embarque que aconteceu às 11h 30min. Bem felizes e um pouco ansiosos embarcamos.

Tchau, tachau ... Ate mais...
Tchau para os pais que nos olhavam ansiosos la de cima.
O avião da Copa Air Lines era pequeno (para padrões de vôos internacionais), mas muito confortável. Recebemos travesseiros e fones de ouvidos. O avião decolou e em seguida foi servido um lanchinho com bebidas e biscoitos. Depois disso, o avião passou por uma área grande de turbulência. Ninguém ficou nervoso com aquela chacoalhada toda, mas o Lucas e o Bruno enjoaram bastante. Cerca de duas horas depois estava tudo tranqüilo e o grupo pegou no sono. Claro que não conseguiram dormir “aquele sono”, mas deu para cochilar um pouco. Lá pelas 5h da manhã foi servido o café da manhã ou desayuno como dizem os espanhóis) com fruta, pão, iogurte, café, leite, etc. Todos comeram, ao menos um pouquinho, no caso do Lucas e do Bruno, e o Diordan, que não costuma tomar café da manhã comeu um iogurte. Acharam muito interessante tudo aquilo, pois nunca tinham feito uma refeição tão completa assim num avião. Depois da refeição voamos mais algumas horas. Com um pouso tranqüilo chegamos no Panamá às 6h 30min. (8h 30 no Brasil) depois de 8 horas de voo. O aeroporto do Panamá é incrivelmente grande e bonito comparado ao Brasil. Logo no desembarque tiramos uma fotinho:

Desembarque no Panama.
Desembarcamos e o Bruno enjoou novamente. Achamos melhor procurar os médicos do aeroporto para dar um remedinho para enjoo. Enquanto isso o restante do grupo passeou por várias lojas de Free Shop que é um grande corredor com mais de 20 lojas. Muito legal. Somente o Leonardo comprou um Mp3 que queria, o restante, decidiu deixar para comprar na volta, pois poderiam querer comprar algo no México. Adoraram um carro maseratti que estava em exposição.

Esperando o embarque no Panama.

Esperando mais um pouquinho na Panama.
Aguardamos até as 9h30 (11h30 no Brasil) para embarcar novamente rumo á Cidade do México. Nesse vôo recebemos um cobertorzinho e novos fones de ouvido. Dessa vez o vôo foi mais tranqüilo e não passamos por áreas significativas de turbulência e ninguém enjoou. Conseguimos cochilar mais um pouquinho. Trouxe um guia de viagem sobre o México que também divertiu a galera. Cerca de uma hora depois do avião ter levantado vôo serviram bebidas, mas nós estávamos famintos. Não demorou muito para servir o almoço em duas opções: massa com presunto e molho branco ou purê de batata com carne e vegetais. Todos almoçaram. Depois de quatro horas de vôo o avião pousou na (imensa) Cidade do México. No desembarque, cães farejadores à procura de drogas, já esperavam na porta do avião. Nos dirigimos á uma longa fila para fazer a imigração. Cada um com seus documentos na mão passaram pela imigração mexicana. Os guardas (sempre nada simpáticos), olharam, mais uma vez, cuidadosamente cada documento e cada aluno que passava era um alívio para o grupo. Todos passaram sem problemas. O último passo foi pegar as malas, todos com aquela sensação de “tomara que a minha mala esteja lá”. TODAS as malas estavam bem, inclusive a mala com todo o equipamento e o robô que era uma grande preocupação. Depois de pegar a mala é preciso apertar um botão que acende, aleatóriamente, uma luz verde ou vermelha. Se acender a verde você passa, se acender a vermelha é necessário abrir a mala para que a policia examine o que tem dentro. A luz não acendeu para nenhum aluno, mas acendeu para a Prof. Rosane (heheheh). Sem maiores problemas ela abriu a mala e as policiais mandaram seguir. Todos devidamente desembarcados, fomos em busca de um taxi para nos levar até o hotel. No guichê de aluguel de carros conseguimos duas grandes caminhonetes que levaram o grupo até o Hotel Holiday Inn.

Desembarque na Cidade do Mexico.
Entrando nos carroes.
A Cidade do México é mesmo uma GRANDE cidade. Com prédios altos, muitos carros e viadutos. Ainda que, em alguns pontos, o trânsito pare um pouco, para a quantidade de carros que circulam, aqui o trânsito funciona bem. Chegamos ao Hotel Holiday Inn que fica MUITO próximo ao Centro de Eventos onde acontece a Robocup. Esse é o hotel oficial das equipes Juniors do evento, então logo na entrada ouvíamos idiomas de todo o mundo: alemão, inglês, espanhol, chinês, ... Foi uma amostra do que íamos encontrar aqui. A Prof. Daniela fez o check inn no hotel enquanto a Prof. Rosane Muller articulava um passeio cultural para logo mais. A Prof. Cristiane fez as combinações com o grupo que subiu para os quartos para deixar as malas e já desceu para um passeio. Mas essa e outra historia ...