sábado, 3 de março de 2012

Estufa agrícola automatizada para a produção de alimentos orgânicos.


Essa é a pesquisa que a Equipe LOBÓTICOS apresentará na Etapa Brasileira da First Lego League (FLL) em São Paulo/SP nos dias 03 e 04 de março de 2012. O trabalho faz parte da avaliação da equipe para o desafio Food Factor :
Estufa agrícola automatizada para a produção de alimentos orgânicos. (Equipe Lobóticos – Porto Alegre / RS: Prof. Cristiane Pelisolli Cabral; Técnico Sidinei dos Santos de Campos; Deivid Augusto D’Avila Nunes; Diordan Melo Maciel; Bruno Cavalheiro Meireles; Lucas Araújo da Silva; Leonardo Santos Nunes e Francielle Lima Melgarejo
Partimos da seguinte questão: Como a robótica pode ajudar na alimentação e produção de alimentos? Nossa investigação começou então com o estudo de vários materiais como livros, cartilhas, gibis e revistas sobre alimentação saudável e equilibrada, além de uma conversa com a nutricionista Fabrícia Escobar que nos ensinou várias coisas interessantes sobre os alimentos, inclusive sobre segurança alimentar que são os cuidados que devemos ter no manuseio e conservação dos alimentos.
Depois desses estudos, resolvemos pesquisar um pouco mais sobre a produção de alimentos saudáveis, principalmente alimentos orgânicos que está sendo muito comentado atualmente. Esses alimentos são produzidos com técnicas que respeitam o meio ambiente e não usam agrotóxico o que proporciona mais benefícios à saúde das pessoas. Para saber um pouco mais sobre o assunto, nossa equipe visitou um Sítio que produz alimentos orgânicos nos arredores da cidade em que moramos (Porto Alegre / RS). Nessa visita conhecemos uma estufa agrícola e descobrimos que é um recurso muito importante para a produção desse tipo de alimento.
A estufa interessou muito a nossa equipe que resolveu construir um protótipo com algumas inovações tecnológicas. Foi assim que construímos um protótipo de uma estufa automatizada para controlar a luz, o vento e a umidade do solo, que poderá contribuir para melhorar a produção de alimentos orgânicos. Depois de pronta conversamos com o Técnico Agrícola Danilo Oliveira de Souza que nos falou sobre agricultura familiar e deu algumas sugestões de melhorias para o nosso protótipo. Além disso, ele agendou um horário para que mostrássemos nosso projeto na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul.
Nossa equipe também divulgou toda essa pesquisa em um mural construído no refeitório da escola, onde todos os alunos circulam e na internet através do blog da equipe: www.roboticavillalobos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário