quinta-feira, 22 de março de 2012

LOBÓTICOS RUMO AO MÉXICO ...

A Equipe Lobóticos não para nunca. Acabamos de chegar do evento de SP e já estamos organizando a nossa participação no próximo evento, mas esse é muito especial para nós... É a Robocup Jr que vai acontecer de 18-24 de junho na Cidade do México. A Equipe Lobóticos conquistou o segundo lugar na Rescue Jr (OBR) em MG no mês de setembro/2011, o que garantiu uma vaga para a nossa equipe no mundial. São muitos preparativos: passaporte, visto, vacina, passagens, hotel... ufa !!! Abaixo selecionamos algumas fotos de etapas passadas da Robocup para dar uma idéia do que vai ser esse evento. Para nós vai ser uma grande experiência poder ver e interagir com essas maravilhas do mundo da robótica.



Além da nossa equipe, outros grupos representarão o Brasil em modalidades bem diferentes como Dança de Robôs, Resgate e Futebol de Robôs. Abaixo a lista dos classificados:
DANCE: Nível 1 (02 vagas) 1º lugar - SCRABOT; 2º lugar - Café-com-Byte; Nível 2 (02 vagas) 1º lugar - Positronics; Dance 2º lugar - Nipar Dance.
RESCUE A (OBR): Nível 1 (02 vagas) 1º lugar - F13 (Colégio Nossa Senhora de Fátima / BH); 2º lugar - LOBÓTICOS (EMEF Heitor Villa Lobos / RS); Nível 2  (02 vagas); 1º lugar - Hipérion (Colégio Objetivo / SP); 2º lugar - Andromeda (Colégio Mackenzie / DF).
RESCUE B: (01 vaga) 1º lugar - Emerotecos
SOCCER: Nível 2 (01 vaga) 1º lugar - CHS


O que é a Robocup?

O Robocup é uma competição a nível mundial que acontece todos os anos. Visa o estudo e desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) e da Robótica, fornecendo desafios e problemas onde várias tecnologias e metodologias se podem combinar para obter os melhores resultados. Cada edição é constituída por duas partes essenciais: as competições e o simpósio. As competições dividem-se em três grupos (RobocupSoccer, RobocupRescue e RobocupJunior), sendo cada uma composta por várias ligas. No simpósio, que decorre após as competições, são apresentados e discutidos trabalhos científicos da área. As equipes participantes nas competições têm por obrigação apresentar as soluções desenvolvidas e disponibilizar o seu trabalho, sendo esta uma forma de incentivar a contínua evolução de uma equipe, assim como o aparecimento de raiz de novas equipes já com boa qualidade. A primeira edição decorreu em 1997 em Nagoya no Japão, depois de se ter organizado um pré-Robocup em Osaka no Japão para identificar possíveis problemas e dificuldades na organização deste tipo de eventos a uma escala global. A iniciativa foi lançada pelo Dr. Hiroaki Kitano (Tóquio), um pesquisador na área da Inteligência Artificial que se tornou no presidente e fundador da RoboCup Federation, com o objectivo de dinamizar a evolução da IA, em particular dos Sistemas Autónomos Multi-agente.
Objetivo: Até ao ano 2050, desenvolver uma equipa de robôhumanóides totalmenteautônomos capazes de derrotar a equipa campeã mundial de futebol humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário