quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sobre a nossa viagem para a Etapa Brasileira da OBR...

Nesse post vou contar com detalhes como foi a nossa viagem para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em Minas Gerais. O evento aconteceu na bela cidade de São João del Rei - MG de 18 até 21 de setembro de 2011. A saída de Porto Alegre foi no sábado (17/09) e nosso vôo foi direto e muito tranqüilo até o aeroporto de Confins - MG. O Sidinei, o Maicon, o Daniel e o Deivid adoraram a viagem, mas na hora de pousar a gurizada ficou um pouco tensa. Coisas de "marinheiro de primeira viagem". Na sequencia: Daniela, Daniel, Sidinei, Maicon, Prof. Cristiane e Deivid. 


Chegando lá fizemos um lanchinho rápido e partimos para a estrada novamente. Até São João del Rei foram mais quatro horas de viagem de van. A estrada é bastante sinuosa e com uns "buraquinhos" que deixam a viagem um pouco desconfortável. Essa parte foi bem cansativa, mas esquecemos tudo quando chegamos na Pousada Rotunda em São João del Rei (http://www.pousadarotunda.com.br/) O lugar é muito bonito e aconchegante. Depois de um banho quente e uma comidinha mineira muito gostosa no restaurante Dedo de Moça (http://pt-br.facebook.com/pages/Restaurante-Dedo-de-Moça/139715546089448) estávamos todos renovados e prontos para enfrentar o primeiro dia de campeonato da OBR.
Cardápio: Acarajé mineiro, Tutu de Feijão e Feijão Tropeiro.


Nos apresentamos logo cedo da manhã de domingo no evento, mas nosso credenciamento só foi possível à tarde. Aproveitamos o tempinho livre para passear pela cidade que é encantadora com vários prédio e monumentos históricos.


Maicon, Deivid, Sidinei e Daniel na frente do Ginásio Tancredo Neves em São João del Rei Monumento em homenagem aos ex-combatentes da força expedicionária brasileira.


Logo depois do almoço nos apresentamos para o credenciamento no evento. Recebemos fichas de inscrição e lindas camisetas da OBR. A gurizada estava ansiosa para testar o robô na arena oficial e foi logo tirando o material das malas e colocando a "mão na massa". Vários ajustes de montagem e programação foram realizados no robô ao longo da tarde e quando a noite chegou eles não queriam ir embora até que o robô realizasse o movimento de forma precisa. às 9 horas deixamos o Ginásio Tancredo Neves rumo à Pousada para a janta e descanso merecido. No outro dia saltamos da cama bem cedinho e fomos para o evento. O dia começou com uma reunião de professores para explicação das regras do "Robô Resgate". Enquanto isso a gurizada trabalhava enlouquecidamente nos ajustes do robô. Depois disso cada equipe foi convocada para explicar a construção e programação do seu robô. Os juízes queriam ter certeza de que o robô havia sido construído pelos alunos. Na parte da tarde foi o nosso primeiro round. O robô da nossa equipe funcionou impecavelmente e marcou 170 pontos na arena de competição. No dia seguinte ainda haviam dois rounds pela frente. A equipe fez vários ajustes no robô e jogou o segundo round, mas o robô apresentou algumas falhas no progresso, mesmo assim marcou 125 pontos. No último round na parte da tarde o robô apresentou várias falhas e marcou somente 95 pontos. Com esse resultado nos classificamos para disputar as finais na manhã de quarta-feira. Trabalhamos até de madrugada para acordar muito cedo no dia seguinte, mas valeu à pena. Nosso robô foi impecável na arena e realizou todas as missões com perfeição totalizando 230 pontos. A equipe F13 da Bahia também somou os mesmos pontos, mas realizou as tarefas em menos tempo do que nós e ficou com o primeiro lugar. A equipe Lobóticos ficou como Vice Campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica 2011 na modalidade prática nível 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário