terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Preparação para o FLL / 2012 (Parte 2)

Hoje vamos contar como a Equipe Lobóticos preparou a pesquisa da Competição First Lego League (FLL) Senior Solutions. O primeiro passo foi pesquisar nas revistas, jornais, livros, relatórios, internet e vídeos tudo que se realacionava com a temática da Terceira Idade. Descobrimos que a maior parte dos materiais falam sobre como se manter "eternamente jovem" e poucos materiais falavam sobre Idosos. Descobrimos também que a expectativa de vida no Brasil está aumentando. Abaixo uma foto da nossa equipe pesquisando:
Equipe Lobóticos Pesquisando
Além de pesquisar bibliografias, a Equipe entrevistou a Jocenara Maciel que trabalha como cuidadora de idosos. Com ela aprendemos que trabalhar com idosos é muito bom, mas é preciso ter muita paciência, pois as pessoas mais velhas são muito exigentes e possuem suas manias. Além dela, entrevistamos também a Assistente Social Eliana Souza e aprendemos que ser Assistente Social é trabalhar diretamente na defesa e garantia dos diretos assegurados em Lei de todas as pessoas que necessitarem, geralmente essas pessoas estão em situação de vulnerabilidade extrema e com direitos violados.
O próximo passo foi escolher o nosso parceiro senior. Pensamos em muitas pessoas, como o avô do Léo, o pai da Sora Cris, mas aí resolvemos pensar nas pessoas mais próximas de nós e lembramos dos professores que tem mais de 60 anos aqui mesmo na escola. Lembramos do nosso Prof. Heitor. E foi assim que chamamos para uma conversa. Olha ele aí conhecendo a mesa de competição Senior Solutions com a equipe:
Prof. Heitor, nosso parceiro senior, e a Equipe Lobóticos
Depois de contar como funcionava o campeonato FLL nós entrevistamos o Prof. Heitor com perguntas que elaboramos previamente, tais como: Como foi a sua infância? Era mais fácil conseguir empregos quando você começou a trabalhar? Entre outras. O Prof. Heitor soltou a voz e contou tudinhos para a nossa equipe. Olha ele aí discursando:
Prof. Heitor contando sobre a sua infância e vida após os 60 anos
Depois dessa conversa focamos em apenas um ponto da entrevista para continuar com a nossa pesquisa. Escolhemos a temática da visão, pois o Prof. Heitor disse que dos poucos problemas de saúde que possui, uma delas é a perda de visão que aconteceu depois dos 45 anos de idade. A Equipe então desenvolveu um dispositivo de ampliação de imagens construído com sucatas para ampliação de material escrito. Resolvemos chamar o Prof. Heitor para conhecer nossa invenção e ele gostou muito. Até testou a invenção.
Dispositivo de apliação construído com sucata
Testando o dispositivo
 Para apresentar toda essa história resolvemos inventar um teatrinho de bonecos. E foi assim que o nosso mascote " Vovô Garotão" entrou nessa história:
"Vovô Garotão" o mascote da Equipe Lobóticos
O Prof. Heitor passou lá na nossa sala para conhecer o teatrinho com o Vovô Garotão e adorou a nossa história !!! Olhem só nosso mascote posando com a equipe ...
Parceiro Senior, Técnica, Mentor e Equipe Lobóticos
Bom, agora vamos apresentar tudo isso e muito mais amanhã na nossa avaliação de pesquisa da Etapa Regional do First Lego League na Escola Caminho do Saber em Caxias do Sul, Vamos lá Lobóticos !!!



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Preparação para o FLL / 2012 (Parte 1)

A Equipe Lobóticos participará da etapa regional da competição First Lego League (FLL) nos próximos dias 19 e 20/12/12 na Escola Caminho do Saber em Caxias do Sul - RS. Esse ano, a temática da competição é a Terceira Idade, ou melhor, os Seniors que vivem de forma independente, engajados ou conectados na sociedade atual. A Equipe Lobóticos teve apenas um mês para preparar o robô e a pesquisa para essa competição.
O primeiro passo foi dar uma olhada em toda a documentação do campeonato, inclusive na mesa de competição que envolve tarefas relacionadas à temática da Terceira Idade.
Mesa de competição Senior Solutions - FLL / 2012
Uma das missões, por exemplo, é apagar as chamas de um fogão que um idoso, supostamente, deixou acesa. Outra missão é ligar os computadores que mantém muitos idosos conectados ao mundo virtual atualmente. Depois disso partimos para a construção do nosso robô que precisou de vários ajustes ao longo dos testes, tudo isso depois de muita conversa entre os membros da equipe que decidem através de votação desde o tipo de roda a ser usada até o tipo de garra empregada.
Abaixo podemos ver algumas fotos da construção do Robô.
Base do robô
Construção do robô
Depois da construção do robô partimos para a construção das programações. A Equipe gostou muito de construir a programação para o robô identificar a medicação correta a ser administrada para um idoso. Primeiro a equipe construiu uma programação para cada missão e depois construiu a estratégia de atuação, escolhendo apenas as missões que caibam dentro do tempo de 2min30'. Depois foi treinar e treinar.
 Equipe treinando
Lucas e Diordan atentos
A gente também se diverte muito com essa história toda. Nesse último sábado trabalhamos durante todo o dia com a escola vazia, só para nós. Fizemos um buffet de cachorro-quente para almoçar e um buffet de sorvetes para lanchar. Acho que muita gente queria estar aqui !!! Olhem só ...
 Buffet de cachorro-quente
Buffet de sorvetes
Aliás "A gente se diverte" é um dos Core Values da competição First Lego League (FLL). Está curioso para saber o que é isso? Assista um vídeo que fala sobre isso aqui:
Gostaram??? Ainda falta contar sobre a nossa pesquisa que ficou TRI LEGAL, mas essa história vai ficar para o próximo post. Valeu pessoal !!! Até a próxima !!!

sábado, 3 de novembro de 2012

Equipe Lobóticos participou da MNR, OBR e CBR.

A Equipe Lobóticos de Robótica Educacional participou da Mostra Nacional de Robótica (MNR), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Competição Brasileira de Robótica (CBR) de 17-22/outubro na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) na cidade de Fortaleza/CE.
Equipe Lobóticos na UNIFOR em Fortaleza / CE.
Na Mostra Nacional de Robótica (MNR) os alunos apresentaram duas pesquisas elaboradas pela Equipe de Robótica: "Carro movido a energia solar como alternativa ao uso de carroças em Porto Alegre." e "Dispositivo de ampliação de imagens construído com sucata para ajudar deficientes visuais na leitura e visualização de materiais impressos." As pesquisas concorreram à Bolsas de Iniciação Científica Junior pelo CNPQ e recebeu duas bolsas de pesquisa.
 Priscila apresentou a pesquisa Carro Movido a Energia Solar.
 Sidinei apresentou a pesquisa do Dispositivo.
Visitantes conheceram as pesquisas e fizeram questionamentos.
No mesmo evento, mas na Competição Brasileira de Robótica (CBR) a Equipe participou da Dança de Robôs - Nível 1 com o Projeto "O Circo". A atividade integrou dois projetos da Escola: o Grupo de Contação de Histórias Contando e Encantando coordenado pela Prof. Juliana Dalmann e a Equipe de Robótica Educacional Lobóticos coordenado pela Prof. Cristiane Cabral. Participaram da atividade os alunos Douglas, Sabrina, Luaniana e Vivian pelo grupo Contando e Encantando e Diordan, Leonardo, Daniel e Vinícius da Equipe Lobóticos. de Robótica Educacional. Foram construídos três robôs para a atividade:
 Robô Leão
 Robô Bailarina
Robô com Charanga

Os alunos foram maquiados pela Prof. Juliana e todo o figurino foi confeccionado com peças utilizadas pelo Grupo Contando e Encantando e outras peças emprestadas.  Sabrina, Vivian, Luaniana e Douglas estavam reluzentes na hora da apresentação:
 Alunos prontos para atuar.
Alunos prontos para atuar.
O resultado final foi excelente. Com a determinação para resolver os problemas da construção e da programação dos alunos Leonardo, Diordan, Daniel e Vinícius somados ao talendo e motivação dos alunos Sabrina, Vivian, Luaniana e Douglas, o resultado final foi excelente. Abaixo um vídeo que conta a concepção do Projeto Dança de Robôs / 2012 da Equipe Lobóticos até a apresentação na CBR em Fortaleza.
Vídeo disponível no Youtube.
O resultado não poderia ser outro: A Equipe Lobóticos conquistou o PRIMEIRO LUGAR da Categoria Dança de Robôs - Nível 1 e com essa vitória garantiu uma vaga na Robocup que acontecerá no mês de junho/ 2013 em Eindhoven-Holanda.
Alunos conquistam o PRIMEIRO LUGAR
na categoria Dança de Robôs - Nível 1 / 2012.
Mas as vitórias não terminaram por aí. A Equipe Lobóticos, que  venceu a etapa regional/RS da OBR, garantiu uma vaga para participar da Etapa Brasileira da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os alunos demonstraram muita paciência e perseverança para resolver, principalmente, os problemas da programação. Durante a competição os alunos não queriam interromper o trabalho nem para se alimentar, chegaram a trabalhar 12 horas seguidas por dia para resolver os problemas do robô.
 Francielle, Deivid, Lucas e Bruno realizam ajustes no robô.
Deivid representa a Equipe no Primeiro Round.
Com tanta determinação o resultado não poderia ser outro. A Equipe Lobóticos conquistou o PRIMEIRO LUGAR na Olimpíada Brasileira de Robótica categoria Resgate Junior. A vitória conquistada com tanto trabalho garantiu uma vaga para representar o Brasil na Robocup que acontecerá no mês de junho/ 2013 na Holanda.
Equipe Lobóticos conquistou o PRIMEIRO LUGAR na OBR e uma vaga para representar o Brasil na ROBOCUP/ Holanda.
A Equipe Lobóticos participou da competição com mais 21 equipes representantes dos estados brasileiros. A Equipe ATX da EMEF Anísio Teixeira também participou da etapa brasileira por ter conquistado o segundo lugar na diputadíssima Etapa Regional-RS da OBR que contou com a participação de 41 equipes no Nível 1 da Prova Resgate.
Resultado final – OBR Nacional
ColocaçãoNível 1ESTADOPontuação 1Tempo 1Pontuação 2Tempo 2FinalTempo TOTAL
Lobóticos NXRS18082702,4245010,42
NJK 500PA2158220843516
AIBOTBA12082752,1339510,13
WalleRJ9581505,2724513,27
Team MackDF1358110824516
As EMEFs Ildo Menegheti e Timbaúva também participaram da CBR com a Dança de Robôs. A EMEF Ildo conquistou o segundo lugar da categoria. As EMEFs Mariano, Guerreiro e Ildo participaram da MNR com mostra de pesquisas realizadas durante o ano com apoio do CNPq.
Equipe Lobóticos e representantes da organização da MNR, OBR e CBR.
Alunos das escolas municipais de Porto Alegre presentes no evento posam para a foto.
Agora vamos pensar nos ajustes e trâmites para fazer bonito representando o Brasil na Copa do Mundo da Robótica Educacional chamada de ROBOCUP. A responsabilidade é grande, uma vez que o Brasil sediará o evento ROBOCUP no Brasil no próximo ano de 2014.

domingo, 16 de setembro de 2012

Visita da Equipe Chico Mendes

Com muito carinho recebemos na ultima quinta-feira (13/09), no Laboratório de Informática da nossa escola,  a Equipe de Robótica da EMEF Chico Mendes. Foi uma tarde de troca idéias e articulações de ações futuras em Robótica Educacional. Fiquem com as fotos desse momento e aguardem as próxima notícias ....


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Equipes participantes da Feira de Ciências do Villa / 2012:

Equipes do Futebol de Robôs:





Equipes Sumo de Robôs




Equipes Seguidor de Linhas:




quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Alunos se preparam para Feira de Ciências / 2012

Os alunos das aulas de Robótica Educacional do Villa Lobos estão muito ansiosos esperando a Feira de Ciências / 2012 que acontecerá no ginásio da escola no próximo sábado (1/09/12) das 8h as 12h. Os alunos prepararam robôs para a competição de Sumô de Robôs, Seguidor de Linhas e Futebol de Robôs. As competições serão coordenadas pelos alunos da Equipe Lobóticos de Robótica Educacional da EMEF Heitor Villa Lobos. Os robôs foram construídos e programados durante três semanas e hoje todos os alunos se reuniram para os últimos ajustes nas suas máquinas poderosas...
 Últimos ajustes na arena do Seguidor de Linhas e Sumô de Robôs.
 Mesa de Competição do Futebol de Robôs, ao fundo Sumô de Robôs e Seguidor de Linhas.
Últimos ajustes nos robôs de competição.
Todos os alunos receberão certificados de participação e os melhores trabalhos receberão medalhas e uma passeio coletivo para todos os grupos de alunos eleitos com melhores trabalhos na Feira de Ciências da EMEF Heitor Villa Lobos / 2012.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Prova Teórica da OBR / 2012:

Aconteceu hoje, das 14h as 16h, na EMEF Heitor Villa Lobos em Porto Alegre / RS a Prova Teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).  Todas as turmas da escola do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram convidadas, mas somente 80 alunos aceitaram o desafio. Todos os alunos que participam das aulas de robótica e da Equipe de Robótica da escola foram automaticamente inscritos, além desses, todos os alunos que se interessaram em fazer a prova. Vejam as fotos abaixo:

 Alunos concentrados para fazer a prova teórica da OBR.
 Os alunos responderam dez questões em, no máximo, duas horas.
 Os alunos estavam inscritos nos níveis três e quatro.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente (tradicionalmente no segundo semestre), a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. (Fonte: www.obr.org.br)