Hoje vamos contar como a Equipe Lobóticos preparou a pesquisa da Competição First Lego League (FLL) Senior Solutions. O primeiro passo foi pesquisar nas revistas, jornais, livros, relatórios, internet e vídeos tudo que se realacionava com a temática da Terceira Idade. Descobrimos que a maior parte dos materiais falam sobre como se manter "eternamente jovem" e poucos materiais falavam sobre Idosos. Descobrimos também que a expectativa de vida no Brasil está aumentando. Abaixo uma foto da nossa equipe pesquisando:
Equipe Lobóticos Pesquisando
Além de pesquisar bibliografias, a Equipe entrevistou a Jocenara Maciel que trabalha como cuidadora de idosos. Com ela aprendemos que trabalhar com idosos é muito bom, mas é preciso ter muita paciência, pois as pessoas mais velhas são muito exigentes e possuem suas manias. Além dela, entrevistamos também a Assistente Social Eliana Souza e aprendemos que ser Assistente Social é trabalhar diretamente na defesa e garantia dos
diretos assegurados em Lei de todas as pessoas que necessitarem, geralmente
essas pessoas estão em situação de vulnerabilidade extrema e com direitos
violados.
O próximo passo foi escolher o nosso parceiro senior. Pensamos em muitas pessoas, como o avô do Léo, o pai da Sora Cris, mas aí resolvemos pensar nas pessoas mais próximas de nós e lembramos dos professores que tem mais de 60 anos aqui mesmo na escola. Lembramos do nosso Prof. Heitor. E foi assim que chamamos para uma conversa. Olha ele aí conhecendo a mesa de competição Senior Solutions com a equipe:
Prof. Heitor, nosso parceiro senior, e a Equipe Lobóticos
Depois de contar como funcionava o campeonato FLL nós entrevistamos o Prof. Heitor com perguntas que elaboramos previamente, tais como: Como foi a sua infância?
Era mais fácil conseguir empregos quando você começou a
trabalhar? Entre outras. O Prof. Heitor soltou a voz e contou tudinhos para a nossa equipe. Olha ele aí discursando:
Prof. Heitor contando sobre a sua infância e vida após os 60 anos
Depois dessa conversa focamos em apenas um ponto da entrevista para continuar com a nossa pesquisa. Escolhemos a temática da visão, pois o Prof. Heitor disse que dos poucos problemas de saúde que possui, uma delas é a perda de visão que aconteceu depois dos 45 anos de idade. A Equipe então desenvolveu um dispositivo de ampliação de imagens construído com sucatas para ampliação de material escrito. Resolvemos chamar o Prof. Heitor para conhecer nossa invenção e ele gostou muito. Até testou a invenção.
Dispositivo de apliação construído com sucata
Testando o dispositivo
Para apresentar toda essa história resolvemos inventar um teatrinho de bonecos. E foi assim que o nosso mascote " Vovô Garotão" entrou nessa história:
"Vovô Garotão" o mascote da Equipe Lobóticos
O Prof. Heitor passou lá na nossa sala para conhecer o teatrinho com o Vovô Garotão e adorou a nossa história !!! Olhem só nosso mascote posando com a equipe ...
Parceiro Senior, Técnica, Mentor e Equipe Lobóticos
Bom, agora vamos apresentar tudo isso e muito mais amanhã na nossa avaliação de pesquisa da Etapa Regional do First Lego League na Escola Caminho do Saber em Caxias do Sul, Vamos lá Lobóticos !!!